Páginas

sexta-feira, dezembro 28, 2007

"Um dia nos Astros"

.

Inserida como actividade extra da programação das Férias Desportivas e Recreativas do Natal, cento e vinte crianças (número limite de inscrições admitidas) participaram na iniciativa “Um dia nos Astros”, promovida pelo Pelouro da Juventude.

O evento que decorreu durante todo o dia de 21 de Dezembro, na Casa da Juventude, constituiu uma excelente oportunidade para os mais novos descobrirem os segredos e as curiosidades acerca dos astros, dos planetas, do universo e sua dinâmica.

Sob a total orientação dos monitores do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, foi preparado um conjunto de actividades, tendo em atenção o nível etário e escolar das crianças, com destaque para o Planetário portátil (simulação do aspecto do céu nocturno, através de um conjunto de instrumentos, em qualquer localização espacial e temporal no hemisfério Norte ou um mapa celeste das 48 maiores constelações); a Oficina de desenho sobre o Planetário; Oficina de construção de relógios solares; Oficina de construção de figuras planetárias; Oficina “o meu planeta preferido é….” e, ainda, uma mini exposição (montagem rápida e simples, que ilustram temas variados de Astronomia, através de uma linguagem acessível) .

Atento o modelo executado, o contacto com a Astronomia revelou-se uma excelente iniciação à observação e experimentação (métodos característicos da investigação,) não só motivadora como divertida para quem nela participou, revelando-se, por isso, uma interessante forma de divulgação da ciência e de promoção da cultura científica.

Nota: “A ONU proclamou 2009 o Ano Internacional da Astronomia (AIA). A iniciativa irá celebrar os 400 anos da invenção do telescópio e das descobertas surpreendentes de Galileu Galilei com esse instrumento” in Expresso, edição de 22 de Dezembro de 2007.

Foto: António Freitas.

Sem comentários: