Páginas

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Famalicão, Capital da Ornitologia Portuguesa

.

Com o apoio do Pelouro do Desporto, o Lago Discount na Vila de Ribeirão, vai ser palco da prova mãe de todas as provas da Ornitologia Desportiva, o Campeonato Nacional de Ornitologia, que se realiza entre 13 e 16 de Dezembro.

O Campeonato Nacional de Ornitologia realiza-se uma vez por ano, sempre em regiões diferentes do País, sendo alternadamente organizado sob a égide da Federação Ornitológica Nacional Portuguesa FONP) e Federação Portuguesa de Ornitologia (FPO).

Com as inscrições já encerradas, o 63º Campeonato Nacional de Ornitologia será o mais participado de sempre com 6554 aves em exposição e competição, provenientes de todos os pontos do país, um número que ultrapassa as quatro mil aves registadas durante o campeonato do ano passado, no Estádio Municipal de Leiria.

Com 441 expositores, este evento que durante uma semana transformará Vila Nova de Famalicão na Capital da Ornitologia Portuguesa, constitui uma oportunidade única para contactar de perto com a beleza daquele que é o grupo animal mais bem estudado do mundo.

Em competição vão estar vários espécimes, divididos em diversas secções, desde as mais comuns – como os canários de canto ou os periquitos ondulados – até às mais exóticas, como as araras e os papagaios. A variedade está por isso garantida no evento.

Os Clubes Ornitológicos de Famalicão, de Santo Tirso e de Vila de Lordelo, em colaboração com o Lago Discount, são os responsáveis pela organização da prova, que estará aberta ao público a partir das 16h00 do dia 13 de Dezembro.

Todos os interessados poderão visitar a mostra e conhecer as aves que participam neste campeonato, bem como as suas características. O preço da entrada é de dois euros. Contudo, os visitantes do Lago que efectuarem uma compra no espaço comercial apenas terão que apresentar o talão de consumo e a entrada será gratuita, sendo que as crianças até aos 12 anos também não pagam.

O Campeonato integra ainda o Congresso de Ornitologia, iniciativa que se realiza no dia 15 de Dezembro, a partir das 15h00, no Pavilhão de Exposições do Lago Discount, e cuja entrada é gratuita. Entre os oradores encontram-se membros dos órgãos sociais das federações, dos Clubes-COM Portugal e juízes nacionais e internacionais que vão abordar temáticas relacionadas com a Ornitologia.

PROGRAMA

Sábado, 08 de Dezembro
Recepção das Aves
(10:00 às 20:00)

Domingo, 09 de Dezembro
Julgamentos e Classificações

2ª Feira, 10 de Dezembro
Julgamentos e Classificações

3ª Feira, 11 de Dezembro
Organização e Logística
(Exames do CNJ - Colégio Nacional de Juízes)

4ª Feira, 12 de Dezembro
Organização e Logística
(Divulgação de resultados)

5ª Feira, 13 de Dezembro
(14:30h - Abertura Oficial a Entidades)
(16:00h às 20:00h Abertura ao Público)

6ª Feira, 14 de Dezembro
(10:00h às 20:00 - Abertura ao Público)

Sábado, 15 de Dezembro
(10:00h às 20:00 - Abertura ao Público)
(20:30h - Jantar de Gala e entrega de prémios - "Quinta do Outeirinho"

CONFERÊNCIA ORNITOLÓGICA
(Pavilhão da exposição pelas 15:00h)

Domingo, 16 de Dezembro
(10:00h às 17:00h - Abertura ao Público)
(17:30h - Devolução de Aves)

ENCERRAMENTO

Informações adicionais:
http://cn2007.no.sapo.pt/

Sem comentários: