A formação dividiu-se em 3 módulos (1 por cada Sábado): “Diversidade na 1ª Pessoa”, “Educação Intercultural: Imagens e Efeitos dos Outros” e “Gestão de Projectos na área da Igualdade de Oportunidades”.
No final da formação, cada grupo de jovens responsabilizou-se pelo seguimento dos seus projectos, com a prestação do apoio necessário a partir da Casa da Juventude.
Os 27 jovens que passam a integrar a Bolsa de Multiplicadores na Igualdade de Oportunidades são provenientes de diferentes grupos, instituições e localidades: Grupo de Jovens de Lousado, Brufe, Delães, Bairro, Lousado, Grupo de Jovens YUPI, Escuteiros de Calendário, Bairro, Lousado, Vale S. Cosme, Ruivães, Brufe, Associação Bem-me-Quer, Centro de Intervenção da Cal, Centro Social Mundos de Vida, Escola Superior de Educação, Gabinete de Apoio Social de Lousado, Didáxis de Riba de Ave, Escola CIOR e Grupo Recreativo e Associativo de Cruz.
Os 27 jovens beneficiários da formação em Igualdade de Oportunidades, planearam uma acção de sensibilização junto da sua comunidade, utilizando os conhecimentos adquiridos. Os projectos já idealizados e a executar durante os meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril de 2008, revelam-se de simples execução, sem necessidade de muita adaptação ou alteração no quotidiano da associação ou grupo, e com poucos ou mesmo nenhuns custos.
Uma das novidades desta Acção de Formação, consistiu na avaliação que dela mesmo fizeram os jovens formandos. Numa escala de 1 a 5 foram, a média dos resultados forma os seguintes:
Programa de Formação – Objectivos (4,57), Conteúdo (4,50), Estrutura do Programa (4,57), Utilidade dos Temas (4,71), Expectativas (4,43), Carga Horária (4,14), Espaços Disponíveis (4,36) e Meios Audiovisuais (4,43).
Desenvolvimento do Grupo - Senti-me à vontade em grupo (4,86), Grupo respeitou minhas opiniões (4,64), Senti crescimento do grupo (4,79) e Diferenças do Grupo enriqueceram (4,57).
Desenvolvimento Pessoal - Sinto-me mais sensibilizado para o tema (4,86), Senti crescimento pessoal (4,86), Sinto-me motivado para ser multiplicador (4,79) e Consigo ter visão mais crítica sobre tema (4,71).
Intervenção do formador - Domínio (4,71), Métodos (4,86), Linguagem (4,50), Estímulos à participação (4,86), Materiais de apoio (4,50), Empenho (4,79), Relação interpessoal (4,57), Divisão de tarefas (4,86) e Pontualidade (4,86).
Sem comentários:
Enviar um comentário