Páginas

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Formação de Actores para Televisão

.


O Pelouro da Juventude apresentou em conferência de imprensa, ocorrida ao inicio da tarde de hoje, a iniciativa “Formação de Actores para Televisão” que irá decorrer em Vila Nova de Famalicão, na Casa das Artes.

Trata-se de uma iniciativa inédita no concelho, feita em parceria com a agência de actores e modelos EmAgenda que vai contar com a participação de conhecidos actores da televisão nacional e de directores de actores consagrados. Durante um período de quatro meses (1º de Março a 7 de Julho), aos sábados à tarde, os formandos terão sucessivos módulos como o Movimento/Danças de Salão; Movimento/Danças Africanas; Movimento; Voz; Maquilhagem/Caracterização, Interpretação, Escrita para Televisão; Técnicas Audiovisuais; História do Teatro; Adereços e Figurinos, Iluminação e Imagem, Fotografia e Técnicas de Casting.

A “Formação de Actores de Televisão” terá um custo de 125,00 Euros por mês, um valor substancialmente muito mais baixo que os habitualmente praticados no país. A inscrição, no valor de 25,00 Euros, será gratuita para os portadores do Cartão Jovem Municipal e o número limite de participantes é de 50 jovens, divididos em 2 turmas. As inscrições poderão ser feitas até ao dia 2 de Março, sendo que as Provas de Selecção correm a 3 de Março.


Texto da Conferência de Imprensa

A Educação Não Formal e a salutar ocupação dos tempos livres, são dois dos principais objectivos inerentes às iniciativas e medidas do Pelouro da Juventude.

Oferecer actividades capazes de criar e desenvolver novas e diferentes aptidões é um desafio que cabe às políticas de juventude, promovendo assim, uma melhor e consequente ocupação dos tempos livres dos mais jovens. Desta forma, proporcionamos a possibilidade de cultivarem novas ocupações e interesses que lhes permitam também abrir e descobrir novos caminhos de vida.

A questão da empregabilidade é uma das que mais preocupam os jovens e consideramos por isso também importante o papel das autarquias na implementação de politicas de juventude que valorizem o conhecimento e a experimentação e, facilitem assim, a descoberta de novas e diferentes actividades e ocupações.

O contacto dos mais jovens com estas novas experiências e actividades potenciam a criação de novos conhecimentos, descobrindo desta forma novos horizontes e percursos pessoais e/ou colectivos (como é o exemplo do associativismo) que no futuro lhes oferecerão mais e diferentes opções de vida, tornando o seu ingresso no mundo profissional menos difícil e moroso.

Por outro lado, a ociosidade associada aos tempos livres existe apenas pelo simples facto de não ser oferecido aos jovens actividades e ocupações inovadoras e atractivas, sem qualquer mais valia e novos conhecimentos inerentes.

Assim, o Pelouro da Juventude apresenta hoje aos Jovens Famalicenses, e pela primeira vez no nosso concelho, uma Formação de Jovens Actores para Televisão.

Esta iniciativa permitirá aos jovens, mais do que bons momentos de divertimento e convívio, a possibilidade de descobrirem aptidões e talentos que eventualmente desconhecem possuir. Permitirá cativar o interesse e proporcionar a experimentação de uma actividade que até agora julgavam apenas acessível a outros. Proporcionará a aquisição de novos conhecimentos que serão certamente uma valia para o seu futuro e para a sua vida.

A Formação de Jovens Actores para Televisão é uma parceria com a agência de actores e modelos EmAgenda. Contará com a participação de diversos actores conhecidos da televisão nacional, tais como Maria João Luís, Maria João Pinho, António Capelo e Sofia Alves. Da direcção e do grupo de formadores participam ainda Adriano Luz e José Martins, da NBP, uma das maiores produtoras nacionais de programas e telenovelas, responsável, inclusivamente, pelo casting dos actores para a mais conhecida telenovela entre os jovens portugueses, Morangos com Açúcar, bem como, Elsa Valentim, actriz e directora da Escola de Actores ACT.

A Câmara Municipal deposita grandes expectativas na cooperação estabelecida para a organização desta Formação, na medida em que oferece aos jovens famalicenses a possibilidade de revelarem e desenvolverem talentos nesta área ainda tão pouco explorada em Famalicão e pelos Famalicenses, como forma de potenciar a sua dimensão artística. É uma oportunidade, como outras que este Município, tem oferecido, que visa não só a formação objectiva de actores, mas sobretudo proporcionar a experimentação, atraindo os mais jovens para a arte da representação, seja ao novel da televisão, do teatro, ou outras formas.

Á semelhança de outros projectos, com o objectivo de aproximar os jovens às artes como são exemplo o Festival de Teatro Amador “Terras de Camilo”, a Mostra de DJ´s Locais ou o Moda Famalicão, lançamos hoje esta iniciativa, numa outra vertente artística, estando também agendadas a curto prazo novas iniciativas, como a “Gala de Jovens Fadistas” e o Projecto “Famalicão com Pinta”, este voltado para a expressão plástica.

A formação decorrerá na Casa das Artes, aos sábados à tarde, durante um período de quatro meses. Terá um custo de 125,00 Euros por mês, que adiantamos ser, graças à parceria com a Câmara Municipal, um valor substancialmente mais baixo do que seria em circunstâncias normais. A inscrição, no valor de 25,00 Euros, será gratuita para os portadores do Cartão Jovem Municipal e o numero limite de participantes é de 50 jovens, divididos em 2 turmas.

Finalmente agradecemos a disponibilidade das senhoras e senhores jornalistas, contando com a v/ colaboração, que sempre demonstraram, na divulgação desta actividade dirigida aos jovens Famalicenses.

Sem comentários: