Páginas

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Habitação Social de Paços de Ferreira em Famalicão

.


A Politica Social de Habitação do município de Vila Nova de Famalicão, voltou ser palco de “visita”.

Depois das Câmaras Municipais de Fafe, Vizela e S. João da Madeira, hoje, foi a vez da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Uma delegação daquela autarquia, chefiada pelo Dr. António Coelho, Vereador da Habitação Social visitou durante a manhã, acompanhado de Jorge Paulo Oliveira, o Complexo Habitacional das Lameiras.

O objectivo da visita foi conhecer o modelo de gestão deste complexo em matéria de acompanhamento social, manutenção e reabilitação do património edificado e, muito em especial, a partilha de responsabilidades dessa gestão entre a autarquia famalicense e a Associação de Moradores das Lameiras a qual se encontra vertido num Acordo de Colaboração assinado em 20 de Maio de 2004, objecto de sucessivas renovações.

A Câmara Municipal de V.N. de Famalicão no âmbito do Programa Municipal “Mudar de Casa, Mudar de Vida”, cedo apostou na concretização do entendimento de que a gestão dos parques habitacionais devia assentar na responsabilização colectiva e no envolvimento de todos os seus actores, como forma de obter de graus superiores de eficácia, de agilização de procedimentos e consequente aumento da satisfação residencial dos seus moradores.

Os frutos dessa politica são hoje visíveis no terreno, o que conduziu a que a Associação Empresarial de Portugal, rotulando de “exemplar” o trabalho até aqui desenvolvido no âmbito da Habitação Social, considerou que as boas práticas, saberes e experiências mereciam ser partilhadas neste importante domínio da intervenção autárquica.

Sem comentários: