Páginas

terça-feira, fevereiro 06, 2007

1º Open de Abertura em Matraquilhos

.
.
Vila Nova de Famalicão, abre o ano desportivo de 2007 do Futebol de Mesa (vulgo matraquilhos), com a realização do 1º OPEN DE ABERTURA, que terá lugar nos dias 16,17 e 18 de Fevereiro, no Pavilhão de Eventos do Lago Discount, na freguesia de Ribeirão.

O evento é uma organização da Federação Portuguesa de Matraquilhos (FPM), em estreita colaboração com o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal.

A realização desta competição, constitui uma oportunidade para os famalicenses, amantes desta modalidade, apresentarem as suas qualidades e capacidades, podendo os interessados inscrever-se até ao próximo dia 11 de Fevereiro, contactando o membro desportivo famalicense da FPM, Carlos Teixeira, através do telemóvel 969 289 211, ou através do e-mail ddfamalicao@fpm.pt.

As equipas que se classificarem no primeiro e segundo lugares, neste torneio, ficarão automaticamente apuradas para o Eurotour, a realizar em Março, pela FPM.

A prática dos matraquilhos surgiu em 1936, pela mão do galego Alexandre Finisterre, que quando internado no hospital de Monserrat, devido a ferimentos durante a Guerra Civil Espanhola, conheceu muitas crianças também feridas e impossibilitadas de jogar futebol. Então, inspirado pelo ténis de mesa e motivado pelas crianças criou o Futebol de Mesa – matraquilhos.

O jogo rapidamente divulgou-se pela Europa. Tanto que, na década de 1960, quando Alexandre Finisterre regressou a Espanha, o jogo encontrava-se já largamente conhecido. Em Portugal, ganhou também grande popularidade, sendo equiparado aos jogos tradicionais. Refira-se ainda que a FPM foi criada em 2006, tendo já um vasto calendário de competições para o ano de 2007, a nível nacional e internacional.

Sem comentários: