Páginas

domingo, fevereiro 25, 2007

Projecto "Compal Air"

.

As Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vila Nova de Famalicão vão beneficiar de um projecto específico direccionado para a prática da modalidade de basquetebol. Trata-se de uma iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol a que a Câmara Municipal, no âmbito do Pelouro do Desporto, deliberou formalmente a sua adesão, na reunião pública da passada quarta-feira, dia 21 de Fevereiro.

Esta decisão insere-se na politica desportiva do município de, através de uma estreita colaboração com as instituições de ensino, as Federações Desportivas, o movimento associativo concelhio e outras entidades públicas ou privadas com intervenção nesta área, se operar uma diversificação da oferta desportiva e simultaneamente se criarem, desde cedo, hábitos da actividade física, ao alargar-se o leque de oportunidades, cobrindo-se diferentes aptidões e gostos, condições essenciais, entre outros, para o aumento dos índices da participação desportiva e da prática de actividade física dos famalicenses.

Este especifico projecto, ajustando-se às necessidades e complexidades das crianças, propõe uma simplificação da abordagem ao jogo, procurando por essa via, promover a maior participação possível das crianças, numa forma fácil de aprender e jogar basquetebol, proporcionar-lhes uma actividade desenvolvida num ambiente agradável, privilegiando mais o divertimento e o prazer de participar do que o resultado da competição, contribuir para o seu desenvolvimento integral e harmonioso e fomentar o aparecimento de novos praticantes de basquetebol, bem como de novos grupos escolares e de clubes nesta modalidade.

A adesão a este projecto implica a assumpção de responsabilidades para ambas as entidades. A Federação Portuguesa de Basquetebol responsabiliza-se pelo necessário enquadramento humano do projecto, a formação específica dos professores de educação física e o fornecimento gratuito às escolas dos Kits de Basquetebol. Por seu turno, à Câmara Municipal incumbe recolher junto dos agrupamentos de escolas do 1º ciclo do ensino básico, as inscrições para o referido projecto, promover os encontros de mini-basquetebol, entregar o respectivo material e programar as acções de formação dos professores de educação física.

Previamente auscultados, os Agrupamentos de Escolas, que cobrem os 71 estabelecimentos de ensino do 1º ciclo do ensino básico do concelho, demonstraram interesse em aderirem a esta iniciativa.

Entre as muitas acções programadas destaque, desde já, para a realização da primeira acção de formação de professores de educação física, no próximo dia 4 de Abril e o Torneio Cidade de Famalicão de mini-basquetebol, no dia 27 de Maio.

Sem comentários: