Páginas

quarta-feira, abril 25, 2007

Queima das Fitas 2007

.
O Pelouro da Juventude e as Associações Académicas da Universidade Lusíada e da Escola Superior de Saúde apresentaram à comunicação social, na passada segunda-feira, dia 23 de Abril, a edição 2007 da Queima das Fitas de Vila Nova de Famalicão a decorrer entre 28 de Abril e 4 de Maio.

Texto da Conferência de Imprensa

A Queima das Fitas é o maior símbolo da vivência académica. É um momento de festa, alegria, espírito e tradição académica, mas sobretudo, trata-se da comemoração do fim de um ciclo de vida e início de outro, o fim de um percurso de formação e preparação para um novo que se inicia de seguida – a vida profissional.

O Município de Vila Nova de Famalicão, no cumprimento do desígnio do desenvolvimento sustentável do concelho, assume também como sua responsabilidade contribuir para dinamização e concretização de Vila Nova de Famalicão enquanto cidade académica de referência no norte do País, capaz de atrair e fixar estudantes.

Assim, é com vontade e orgulho que o município se associa às Associações Académicas da Universidade Lusíada e da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, apoiando e colaborando na organização de mais uma edição da Queima das Fitas.

É um acto de gratidão para com os estudantes que escolheram a nossa cidade para concretizar a sua formação académica e, um estímulo e um desafio para que por cá continuem, consolidando a sua vida profissional e pessoal.

É um contributo para a conservação das tradições académicas e afirmação de Vila Nova de Famalicão como um importante pólo universitário.

É um contributo para o fortalecimento das relações entre o universo universitário e os Famalicenses, dinamizando a convivência formal, informal e até o próprio comércio local.

É, finalmente, um contributo para a aproximação dos jovens e dos estudantes do ensino secundário ao meio académico, em particular, o existente no nosso concelho.

A Queima das Fitas há muito que deixou de ser um património da Academia para ser um património da cidade de Vila Nova de Famalicão. Animada e concretizada pelos estudantes, atrai o púbico famalicense em geral e, em particular, os jovens pré universitários.

O “Queimódromo”, recinto das actividades nocturnas da Queima, onde se realizam diversos espectáculos irá, de novo, localizar-se na zona comercial do Lago Discount, em Ribeirão, uma experiência iniciada na Recepção ao Caloiro de 2005, que se revelou uma aposta ganha, já que possibilita as condições ideais para a realização deste tipo de eventos, em condições de total segurança para os seus participantes, acautelando simultaneamente o direito ao repouso e à tranquilidade dos residentes na cidade.

Quanto ao programa, a edição 2007 da Queima das Fitas, contará com as tradicionais manifestações académicas, como a Monumental Serenata no adro da Igreja Matriz Velha, no dia 28 às 24h00, a Missa de Bênção de Pastas, no dia 29, às 13h00 na Igreja Matriz Nova e, o Cortejo Académico, no dia 02 de Maio, durante a tarde, que percorrerá as ruas da cidade.

Relativamente às festividades nocturnas, que decorrerão de 29 de Abril a 04 de Maio, são privilegiados os valores nacionais e a diversidade da oferta. O “Queimódromo” receberá vários artistas e diferentes estilos musicais, desde Quim Barreiros e José Malhoa com musica tradicional portuguesa, até ao mais moderno hip-hop dos Buraka Som Sistema e, vários conhecidos DJ’s da melhor animação nocturna, como Pete Tha Zouk, Fernando Alvim e Overrule, entre muitos outros.

Não faltará, naturalmente, a participação das Tunas Académicas. Estas actuarão no dia 01 de Maio, terça-feira, numa noite que lhes é especialmente dedicada, onde subirão ao palco a Tuna Académica da Universidade Lusíada, a Incognituna da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e ainda, a Tuna Estudantil da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Na sequência da IIª Mostra de DJ’s Locais, promovida pela Câmara Municipal durante a Quinzena da Juventude, e à semelhança da edição 2006, a organização reconheceu a qualidade dos seus participantes, reservando assim uma noite que será animada por alguns deles, nomeadamente na noite de 01 para 02 de Maio.

Também, tal como ocorreu no ano passado, a Câmara Municipal assegurará a realização do transporte, através de uma carreira entre o centro da cidade e o “Queimódromo” e vice-versa. É assim garantida a segurança durante o trajecto, bem como a mobilidade a todos os estudantes naquela que é a sua festa. A organização, por seu turno, assegura a segurança privada dentro e fora do recinto, através de uma empresa especializada, com a colaboração e a presença de ambulâncias e bombeiros para eventuais emergências.



Se é certo que a Queima das Fitas de Vila Nova de Famalicão não rivaliza em número de estudantes universitários, comparativamente com outras cidades universitárias do país, não é menos verdade que ostenta uma organização e um cartaz cuja qualidade em nada fica a dever às demais.

Como sempre, agradecemos a disponibilidade das senhoras e dos senhores jornalistas, contando naturalmente com a vossa colaboração, que sempre demonstraram, na divulgação deste grande evento académico que faz parte da vida desta cidade e deste grande concelho que é Vila Nova de Famalicão.

Sem comentários: