Páginas

segunda-feira, maio 11, 2009

Estratégia de Transportes do Eixo Atlântico

A Comissão de Planeamento e Transportes do Eixo Atlântico reuniu na passada quarta-feira, na Cidade de Ferrol, tendo como pano de fundo a Estratégia de Transportes do Eixo Atlântico, documento elaborado sob a coordenação de Luís Domínguez, Professor da Universidade de Vigo.

O documento aprovado na generalidade pela Comissão, será submetido agora a uma nova apreciação pelos Municípios, que podem até ao final do corrente mês, apresentarem propostas e sugestões de carácter mais específico.

O estudo que contem uma proposta de integração territorial, parte de um diagnóstico da situação dos diferentes transportes e sua integração baseada em critérios de “mobilidade, sustentabilidade e solidariedade”.

O Coordenador do Plano, apresentou aos vereadores e técnicos dos 34 Municípios do Eixo Atlântico, as carências e necessidades que existem na Euro-região, com destaque para a ausência de conexões intermodais entre os diferentes sistemas actuais. Assiste-se também a manifestas diferenças entre o litoral “sempre melhor estruturado e dotado” e o interior da Euro-Região, mais abandonado.

Decorrido o período de avaliação por parte dos Municípios associados, o Eixo Atlântico espera aprovar definitivamente o documento até finais do ano. Nessa altura, o documento será apresentado à Administração da Galiza, bem como aos Governos de Portugal e Espanha, tudo com o objectivo de serem adoptadas politicas consensuais que melhorem o transporte, tanto de pessoas como de mercadorias, no âmbito da Euro-região, tudo com a finalidade última melhorar o tecido industrial e empresarial, gerar emprego e riqueza e qualidade de vida para os cidadãos.

Sem comentários: