terça-feira, maio 12, 2009

2º Prémio Cidade de Famalicão - Troféu Carlos Carvalho

O 2º Prémio Cidade de Famalicão - Troféu Carlos Carvalho realiza-se no próximo dia 23 do corrente mês. A prova velocipédica organizada pela Associação de Ciclismo de Pousada de Saramagos, sob a égide da Associação de Ciclismo do Minho está destinada aos escalões de iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores.

Aquela que será a terceira prova do Troféu Revelações ACM/2009 conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e decorrerá nas imediações da Avenida de França.

“O 2º Prémio Cidade de Famalicão - Troféu Carlos Carvalho começará pelas 15 horas com a realização da gincana de iniciados, iniciando-se à mesma hora a prova em linha de infantis. Às 15h15 será dada a partida para a prova em linha de juvenis, às 16h00 para a de cadetes e às 16h45 para a de juniores. A cerimónia protocolar está marcada para as 18h00.

A prova de gincana será realizada nas instalações da Escola Camilo Castelo Branco e as provas em linha no seguinte percurso: Avenida de França, Avenida 25 de Abril, Parque 1º de Maio, Rua Barão da Trovisqueira, Rua Adolfo Casais Monteiro, Rua Padre Benjamim Salgado, Av. de França (1,650 mts/volta).

Após a realização de duas provas, o Troféu Revelações ACM/2009 é liderado na categoria de juvenis por Nelson Silva (LA Sistemas / Trevomar), em iniciados por Nelson Mendes (Silva & Vinha / Adrap) e em infantis por André Carvalho (Escola Ciclismo Carlos Carvalho), neto da velha glória do ciclismo Carlos Carvalho.

No 1º Prémio Cidade de Famalicão - Troféu Carlos Carvalho realizado no ano passado, Ivo Oliveira (LA Sistemas/SSS/Trevomar/ECFC) foi o vencedor na categoria de infantis, Diogo Sousa (Pato Cycles/Arca de Noe) em iniciados, Gonçalo Amado (Silva & Vinha/Adrap) em juvenis, Albino Oliveira (Tensai / Santa Marta) em cadetes e Daniel Freitas (Silva & Vinha/Adrap) em juniores.

Carlos Carvalho foi o vencedor da 22ª Volta a Portugal em Bicicleta (1959), prova disputada ao longo de 26 etapas, num total de 2643,5 quilómetros, à média horária de 33,715 Km/hora. Carlos Carvalho ganhou a "prova rainha" do ciclismo nacional ao serviço do Futebol Clube do Porto.

O antigo ciclista faleceu no dia 11 de Janeiro de 2004, aos 71 anos de idade, em Pousada de Saramagos (Famalicão), onde residia. Na década de 90, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu uma homenagem a Carlos Carvalho, tendo organizado, no âmbito da ExpoAve, uma exposição onde foi exibida, por exemplo, a bicicleta com que Carlos Carvalho venceu a Volta a Portugal de 1959”.

PS: O texto entre aspas foi retirado do site da Associação de Ciclismo do Minho

Sem comentários: