Páginas

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Percurso pedonal vai substituir antigo troço ferroviário

O troço da antiga Linha do Minho com uma extensão aproximada de 1000 m situada entre a Estação de Lousado e o lugar de Ancide, naquela mesma freguesia, vai ser adaptado tendo em vista a sua utilização como percurso pedonal.

Os termos da concessão da utilização deste bem do domínio público ferroviário está já a ser negociado pela Câmara Municipal, por intermédio do Pelouro do Desporto e Juventude, com a Rede Ferroviária Nacional – Refer. E.P., sendo previsível que a assinatura do Protocolo venha a ser celebrado nos próximos meses e as obras estejam concluídas este ano.

Este troço foi desactivado por força da construção de um novo corredor no âmbito das obras de duplicação e modernização da Linha do Minho, que conduziram há remodelação das estações de Vila Nova de Famalicão e Nine, duplicação e electrificação da via entre Lousado e Nine (cerca de 12 quilómetros de extensão), assim como a transformação completa nos apeadeiros de Pisão (Esmeriz), Barrimau (Calendário), Mouquim e Louro, modernização da rede rodoviária adjacente e eliminação de todas as passagens de nível.

A plataforma deste troço desactivado, localiza-se numa área que se adequa a uma reutilização como pequena infra-estrutura ciclo/pedonal ao serviço da comunidade local e da população em geral, para fins desportivos, turísticos e ou de lazer.
.

Sem comentários: