Páginas

quinta-feira, julho 31, 2008

YUPI - Youth Union of People With Initiative


No dia de ontem, cerca de 40 jovens europeus provenientes de seis países (Eslováquia, Hungria, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal) acompanhados dos respectivos animadores juvenis, foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal e pelo Vereador da Juventude.

Os jovens encontram-se instalados em Vila Nova de Famalicão, na Quinta da Costa, ao abrigo do Projecto "2Steps in the past, 2Hands in the future", uma actividade intercultural desenvolvida pela YUPI famalicense (Youth Union of People With Initiative), grupo informal de jovens, com ligações a diversos grupos informais de jovens e associações juvenis de países membros da UE, que se dedica à organização de intercâmbios e acções de juventude no âmbito do Programa Europeu de Juventude.

Aliás, este projecto resulta da aprovação de uma candidatura à Comissão Europeia no âmbito do Programa Juventude em Acção, onde se destacou pela sua qualidade pedagógica, na acção "Intercâmbios de Jovens".

Em Vila Nova de Famalicão, os jovens realizarão actividades no âmbito da relação do Homem com a Natureza em cada cultura/país e perspectivar soluções para um futuro mais sustentável e equilibrado no uso dos recursos naturais.

Entre as actividades programadas mais visíveis, referência para o Arraial Minhoto, que teve lugar também no dia de ontem, apresentando-se como uma forma de dar as boas-vindas a este grupo internacional de cerca de 40 pessoas. O arraial contou com a presença de jovens e adultos que de alguma forma prestam voluntariado neste grupo informal que é a YUPI, apresentando a sua identidade cultural sob a forma de dança, rancho, música, iguarias e espírito minhoto.

Destaque, ainda, para a acção programada na Praça D. Maria II, já no próximo dia 4 de Agosto, pelas 18h00, onde será desenvolvida uma actuação dos jovens com o objectivo de dar a conhecer todas as actividades realizadas pelo grupo durante o intercâmbio e também uma forma de potenciar novos contactos entre a população e jovens, principalmente com diferentes origens e culturas, envolvendo a comunidade famalicense.

Foto: António Freitas.

Sem comentários: