Páginas

terça-feira, agosto 05, 2008

"Interculturalidades na Casa"


Enquadrado no Ano Europeu do Diálogo Intercultural, iniciativa da União Europeia destinada a promover uma genuína compreensão entre as culturas em diversos aspectos da vida, incluindo a educação, a religião, a juventude, o desporto e a cidadania, a Casa da Juventude desenvolveu ao longo de todo o mês de Julho o projecto “Interculturalidades na Casa” dedicado aos mais novos.

Para fortalecer os conhecimentos, relativos às diversas culturas existentes no mundo, e mais proximamente, na Europa, a construção de um planisfério em plasticina, os jogos, as sopas de letras, as palavras cruzadas, o jogo da glória, os questionários, a leitura de histórias tradicionais, entre tantas outras, foram os desafios suficientemente inovadores que cativaram os mais jovens frequentadores daquele espaço juvenil, numa iniciativa que contou com a colaboração de duas jovens ao abrigo dos Programas de Ocupação de Tempos Livres.

Referência especial para o concurso “Descobre o teu Mundo” que teve por objectivos incentivar a exploração das diferentes culturas e a construção de um cartaz ilustrativo referente a um país, previamente escolhido, contendo elementos como a Capital, a Língua, a Moeda, a Bandeira, a População, a comida e as danças típicas. Os meios de recolha de informação utilizados foram os mais variados, desde jornais, revistas, Internet, livros e pintura.

Pela originalidade da escolha e o conteúdo apresentado, o Jovem Domingos, foi o vencedor, com o cartaz referente a Malta.

Sem comentários: