Páginas

segunda-feira, junho 09, 2008

Câmara Municipal patrocina atletismo do CCDR e NAJ

O Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão (CCDR) e o Núcleo de Atletismo de Joane (NAJ) foram contemplados na reunião camarária de 28 de Maio, respectivamente com a atribuição de subsídios nos montantes de 17.000,00 € e 10.000,00 €, destinados ao desenvolvimento das suas actividades com a modalidade do atletismo.
.
De entre outras modalidades desportivas é no Atletismo, que o CCDR – Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão, desde a sua fundação (2 de Fevereiro de 1987), tem estrategicamente apostado, quer na perspectiva do Formação Desportiva, quer na perspectiva do Rendimento Desportivo, com resultados de grande visibilidade e tendo sempre presente a necessária complementaridade entre ambas, de modo a que o sucesso de uma contribua para o sucesso da outra.

A vertente da Formação Desportiva é assegurada através de 3 projectos: Desporto a Brincar, Escola de Atletismo e Jovens Talentos. Estes três projectos, apesar de distintos nos princípios e conteúdos, apresentam um fio condutor fundamental na prossecução dos objectivos pretendidos.

O Projecto “Desporto a Brincar”, destina-se a todas as crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos e caracteriza-se pela apresentação dos conteúdos de uma forma lúdica e divertida, apelando ao trabalho de equipa. Participam neste projecto cerca de 20 crianças.

O Projecto “Escola de Atletismo”, destina-se a todas as crianças e jovens a partir dos 12 anos e caracteriza-se por uma aprendizagem multidisciplinar dos vários conteúdos e gestos técnicos do Atletismo. Através deste projecto, as crianças e jovens poderão ter vivências gerais da modalidade, de modo que a sua formação desportiva lhes permita optar posteriormente por uma disciplina ou área do atletismo onde possa ter mais aptidões e capacidades para se evidenciar desportivamente. Frequentam este projecto no presente, cerca de 25 crianças e jovens.

O Projecto “Jovens Talentos” é a etapa final da vertente da Formação Desportiva e destina-se a todos aqueles que, após todo o processo de desenvolvimento, revelem capacidades excepcionais para o Atletismo. Os jovens talentos são devidamente encaminhados para treinadores do clube que se responsabilizarão pelo trabalho de planificação e periodização do treino mais elaborado e que dê resposta eficaz ás necessidades competitivas.Neste momento, são 10 os atletas que se inserem neste projecto de acompanhamento e que nos últimos anos conquistaram diversos títulos regionais e nacionais nas diferentes disciplinas.

Na área do Desporto de Rendimento e independentemente dos resultados individuais que tem vindo a ser obtidos, constitui grande objectivo do CCDR a consolidação entre as doze melhores equipas nacionais.

O CCDR conta nesta época com mais de duas dezenas de atletas, cada um especialista numa área do atletismo: Corridas (100 Metros, 200 Metros, 400 Metros, 800 Metros, 1500 Metros, 3000 Metros, 5000 Metros, 110 Metros / barreiras, 400 Metros / barreiras, 3000 Metros Obstáculos, 5000 Metros Marcha, 4x100 Metros e 4x400 Metros); Saltos (Salto em Comprimento, Triplo Salto, Salto em Altura e Salto á Vara) e Lançamentos (Lançamento do Disco, Lançamento do Dardo, Lançamento do Martelo e Lançamento do Peso)

Na presente época desportiva os atletas do CCDR participam em todas as especialidades do atletismo nas provas organizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Associação de Atletismo de Braga em pista coberta, pista ao ar livre e provas de corta-mato e estrada.


O Núcleo de Atletismo de Joane, constituído oficialmente no dia 19 de Novembro de 1999, é uma associação de cariz desportivo, sem fins lucrativos, que se dedica exclusivamente ao fomento e à prática de atletismo.

Passados 8 anos, depois de muitos títulos e inúmeras vitórias alcançadas, o NAJ abraça nesta época um novo projecto. Até aqui era seu objectivo principal manter uma equipa com nível desportivo suficiente para ombrear com as melhores equipas nacionais, o que de facto aconteceu nos últimos cinco anos, em termos de Corta-Mato e Estrada, com destaque para os dois títulos nacionais consecutivos alcançados no escalão sénior: Campeão Nacional por Equipas de Corta-Mato Curto.

Na presente época e pela primeira vez na sua história, o NAJ formou uma equipa com atletas de formação: Juvenis (6 atletas), Juniores (9 atletas) e Sub-23 (8 atletas), a que se somam os dez atletas seniores.

O NAJ vai disputar dezenas de provas em todo o território nacional, nas Provas de Estrada, Pista e Corta Mato.

Sem comentários: