Páginas

segunda-feira, junho 16, 2008

Clube Rugby Famalicão

O Clube Rugby Famalicão foi uma das colectividades desportivas contempladas na última reunião do executivo camarário, realizada no dia 12 de Junho, com um apoio financeiro de 3.500,00 €, que se junta aos habituais e desde sempre concedidos apoios logísticos.

A primeira experiência (realização de um jogo) de Rugby em Portugal aconteceu em 1903, tendo demorado cerca de duas décadas o surgimento da primeira colectividade dedicada a esta modalidade (Associação de Rugby de Lisboa, fundada em 1927) e, cerca de meio século para o surgimento da Federação Portuguesa de Rubgy (em 1957), entidade congregadora de outras associações e clubes que entretanto surgiram, abraçando esta modalidade.

Em Vila Nova de Famalicão, o Rugby surgiu em 1989, através da criação do Clube de Rugby de Famalicão. Inscrito na Federação Portuguesa de Rugby, contou com cerca de 50 atletas federados e chegou mesmo a disputar os playoff de acesso à 1ª Divisão Nacional.

A falta de condições não permitiu a manutenção desta colectividade que acabou por suspender, alguns anos depois, a sua actividade. Contudo, em 2005, um grupo de jovens famalicenses, amantes deste desporto, encetou o ressurgimento do CRF - Clube de Rugby de Famalicão, criando desde logo uma equipa do escalão sénior.

O clube tem vindo a crescer através de uma rigorosa politica de formação, que levou à criação de quatro escalões jovens, nomeadamente, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20, além de contar ainda com a equipa sénior, totalizando cerca de 80 atletas.

Actualmente, o Clube de Rugby de Famalicão, participa no Campeonato Nacional de Seniores e, em diversos Torneios Nacionais vocacionados para as camadas jovens.

O CRF, além da actividade de treino e participação em competições, tem feito um esforço na divulgação e aproximação da modalidade aos jovens famalicenses, através da realização de Torneios e etapas do circuito Nacional de rugby, bem como, de acções de captação de atletas.

Sem comentários: