Páginas

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Outros tempos ... A Boa Reguladora

É um dos exemplares mais importantes do património industrial do concelho de Vila Nova de Famalicão.

“A Boa Reguladora”, primitiva designação, foi fundada na cidade do Porto, na Rua Faria Guimarães, 25, em 14 de Abril de 1892, sob a firma São Paulo & Carvalho, ficando então constituída por João José de São Paulo e José Gomes da Costa Carvalho, tendo ainda direitos na mesma Lino Gomes da Costa Carvalho.

Em 1894, apareceram no mercado os primeiros relógios saídos das suas oficinas manuais, que obtém uma imediata aceitação no mercado

Em 1895 a empresa foi transferida para Vila Nova de Famalicão (Calendário), onde em fins de 1896 iniciou definitivamente, e em maior escala, a sua laboração.

Em 1923, a fábrica alargou consideravelmente as suas instalações com a construção, junto ao primitivo edifício, de um outro em cimento aramado, o qual já então evidenciava uma arquitectura muito cuidada, e que hoje constitui o mais significativo elemento do património industrial da cidade.

A partir de 1955 a empresa evoluiu e alargou o leque das suas actividades, passando também a fabricar contadores de energia eléctrica e de água. Em 1974 internacionalizou-se, passando uma empresa espanhola a fabricar contadores do modelo Reguladora.

Em Dezembro de 1992 "A Boa Reguladora" foi integrada na Divisão Europa-Sul do grupo Schlumberger e em 2001, pelo grupo Actaris.

Em 2007, José Cunha, José Varela e Filipe Marques, três ex-trabalhadores, adquiriram a patente "Boa Reguladora", regressando a Vila Nova de Famalicão o fabrico de relógios, respectiva assistência e restauro.

Saber mais aqui e aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Jorge Paulo,
Creio que trocaste os números 8 e 9 nas datas de transferência da fábrica para Famalicão e da produção do primeiro relógio.
Se pretenderes mais informação sobre a História da Reguladora, diz. HR (Biclasfriends)

Jorge Paulo Oliveira disse...

Sem dúvida. Obrigada pela chamada de atenção. o texto já está corrigido. Um grande abraço e já agora boas pedaladas.

Anónimo disse...

PROCURO UM LIVRO EDITADO RECENTEMENTE
" os cem anos da fabrica de relogios reguladora "


antonioralmeida@netcabo.pt

966710605 (sms)

Jorge Paulo Oliveira disse...

Sinceramente desconhecia a publicação desta obra. Vou indagar e logo darei noticias. Também fiquei interessado na sua aquisição.