Páginas

quarta-feira, dezembro 30, 2009

Outros tempos… Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão




Sito à Rua Adriano Pinto Basto, número oitenta e cinco, foi o primeiro quartel, enquanto propriedade plena dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão. Antes disso, durante os primeiros onze anos da sua existência, a corporação ocupara em regime de aluguer um prédio no Campo da Feira, inaugurado por alturas da Feira Franca de S. Miguel de Setembro de 1890.
O imóvel, pequeno e não muito bem adaptado, obrigava no entanto a sucessivos arrendamentos de outras salas da casa, pelo que a Direcção dos Bombeiros Voluntários avançou para a aquisição do prédio na Rua Adriano Pinto Basto, então propriedade de António José Luís de Carvalho.
Efectuadas as necessárias obras de adaptação foi solenemente inaugurado no dia 9 de Junho de 1901, servindo a corporação por mais de meio século. Com o passar dos anos as suas limitações tornavam inviável a permanência dos homens da paz.
A criação da Escola Comercial e Industrial e a necessidade da autarquia disponibilizar instalações para o efeito, acelerou o processo de mudança para uma nova casa. A Associação e a Câmara Municipal acordaram que a segunda adquiriria o edifício da Rua Adriano Pinto Basto, comprometendo-se ainda a subsidiar a construção de um novo quartel.
No dia 7 de Setembro de 1958, os Bombeiros Voluntários de Famalicão, transferiram-se provisoriamente para a Rua Alves Roçadas, ocupando uma garagem pertença do Comandante Fernando Soares, ai permanecendo até 1962, altura em que transitaram para o edifício do Campo da Feira, onde actualmente funciona o Departamento do Ambiente da Câmara Municipal.
Notas: Imagens retiradas do “Livro do Centenário 1890-1990”, da autoria da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de V.N. de Famalicão / António Joaquim Pinto da Silva. A primeira das fotos data de 1906.

Sem comentários: