segunda-feira, junho 08, 2009

X Famalicão Joane / VII Vermoim Joane / II Bike Tour Famalicão Joane

A Associação Teatro Construção apresentou no passado dia 3, em Conferência de Imprensa, o X Famalicão Joane / VII Vermoim Joane / II Bike Tour Famalicão Joane, que vai ter lugar no próximo domingo, dia 14 de Junho.

Mais cedo que o habitual, a Festa do Desporto, encerra a edição 2009 das Antoninas Desportivas. A escolha da data partiu da própria associação alicerçada em dois grandes factores: Dificuldades de agendar uma data em Setembro devido ao já habitual grande número de provas nessa altura e, sendo o 10.º aniversário da prova, pretende-se realizar um evento com ainda maior impacto que os anteriores, pelo que ao realizar-se a 14 de Junho, em plenas Festas do Concelho de Vila Nova de Famalicão, auguram um crescimento do já tradicional ambiente festivo que marca este grande evento desportivo.

Para além do Presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, do Vereador do Desporto, e do Presidente da ATC, Custódio Oliveira, marcou também presença nesta conferência de imprensa a campeã mundial Albertina Dias que será homenageada na edição da prova deste ano.

Homenagem a Albertina Dias

Albertina Dias nasceu em 1965, tendo crescido na zona ribeirinha do Porto. Começou a correr aos 12 anos ganhando quase todas as provas populares que havia na época.

Aos 17 anos, depois de uma curta passagem de três meses pelo Futebol Clube do Porto, ingressou no Boavista Futebol Clube, de onde só sairia em 1991 para ir para o Maratona Clube da Maia, tendo como treinador Bernardino Pereira. Durante todo este percurso conquistou várias medalhas, quer a nível individual, quer colectivo pela Selecção Nacional. Em 1990, no Campeonato do Mundo de Corta-Mato de Aix-Les-Bains (França), Albertina Dias, individualmente, obteve a sua primeira medalha (prata) em competições internacionais. Em 1992, em Boston (EUA), também no Campeonato do Mundo de Corta Mato, conquistou a medalha de bronze. Em 1993, no Campeonato do Mundo de Amorebieta (Espanha), sagrou-se Campeã Mundial. Pela Selecção Nacional obteve: a medalha de prata nos Campeonatos do Mundo de Estrada em 1986, em Lisboa; a medalha de ouro em 1987, em Monte Carlo; a medalha de bronze em 1988, em Adelaide; e a medalha de prata em 1989, no Rio de Janeiro. Nos Campeonatos do Mundo de Corta-Mato obteve: a medalha de bronze em 1990, em Aix-Les Bains, duas medalhas de ouro no campeonato de Budapeste em 1994 e no de Ferrara em 1998, respectivamente.

Albertina Dias esteve também presente nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988, nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996. Esteve presente em vários campeonatos do mundo (de Pista, de Pista Coberta, de Corta-Mato, de Estrada, de Meia Maratona), em Campeonatos Ibéricos e Ibero-Americanos, em Campeonatos da Europa de Corta-Mato e em cinco Taças da Europa.

Em Portugal, Albertina Dias foi campeã nacional de 3 mil metros em 1986, 1989 e 1991, tendo sido recordista nesta distância entre 1991 e 1994. Foi campeã dos 10 mil metros em 1993 e de corta-mato em 1995 e 1996. Além disso, foi recordista nacional dos 5 mil metros entre 1993 e 1995 e, em pista coberta, na distância de 3 mil metros deteve também o primeiro lugar do ranking nacional de 1991 a 1994.

Foto: Sitio do Município de Vila Nova de Famalicão.

Sem comentários: