Páginas

quarta-feira, junho 10, 2009

Votos de Congratulação a Rosa Oliveira e Atlético Voleibol Clube

Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou na sua reunião de 9 de Junho, os Votos de Congratulação a Rosa Oliveira pelo titulo de Campeã da Europa de Estrada de Veteranos, alcançado no dia 29 de Maio, na cidade dinamarquesa de Aarhus e ao Atlético Voleibol Clube pela titulo cimeiro do Campeonato Nacional de Juniores Femininos, alcançado no dia 31 de Maio, durante a fase final do campeonato disputado em Mafra.

Rosa Maria dos Santos Matos de Oliveira, a maior figura de sempre do atletismo famalicense, nasceu na freguesia de Joane, no dia 25 de Julho de 1966. Actualmente atleta da Associação Moinho de Vermoim (AMVE), Rosa Oliveira, começou no Grupo Desportivo de Joane, tendo passado pelo Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Braga e Açoreana Seguros. No seu percurso Rosa Oliveira esteve também integrada numa equipa estrangeira, aliás, a primeira atleta portuguesa a fazê-lo.

Campeã Nacional de Corta-Mato em 1985 e Campeã da Europa por clube, sete anos consecutivos, Rosa Oliveira, foi também Campeã Nacional de Maratona, Campeã Ibérica nos 10 mil metros, Medalha de Prata nos Campeonatos Ibero-Americanos e Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Meia Maratona.

Na presente época desportiva, na categoria de veteranos, Rosa Oliveira conquistou já os títulos de Campeã Nacional de Estrada (Mirandela), Campeã Regional de Cross (Vizela), Campeã Nacional de 400, 800 e 1500 metros de pista coberta (Espinho), Campeã Regional em Cross Curto (Guimarães) e Campeã Nacional em Cross Curto (Figueira da Foz).

Sem favoritismo mas com esperança a formação do Atlético Voleibol Clube, alcançou no fim-de-semana de 29 a 31 de Maio, em Mafra, o título de Campeã Nacional de Juniores. Trata-se do oitavo título do AVC, um feito digno de registo tanto mais que se trata de uma formação composta por quatro juniores de primeiro ano e cinco juvenis de segundo ano. Para o próximo ano esta mesma equipa volta a jogar no escalão júnior defendendo este título Nacional.

Fundado em 10 de Setembro de 1998, o AVC procurou desde o seu início constituir uma referência na formação desportiva dos jovens famalicenses, futuras jogadoras de voleibol de nível Nacional e Internacional. Ao longo destes anos o AVC, não só assumiu um lugar de realce no panorama competitivo nacional, como granjeou notoriedade ao nível dos seus escalões de formação, que passa a deter 6 títulos de campeão nacional, abarcando todas as categorias: Campeão Nacional de Juniores na época 2003/2004; Campeão Nacional de Juvenis na época 2001/2002; Campeão Nacional de Iniciados na época de 2003/2004; Campeão Nacional de Infantis nas épocas de 2002/2003 e 2004/2005 e Campeão Nacional de Juniores na época de 2008-2009.

Além destes títulos, tem sido habitual a presença do AVC nas fases finais das diferentes competições que disputa.

Sem comentários: