Páginas

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Alunos da Didáxis estagiam na Câmara Municipal

Os alunos do Curso Tecnológico de Desporto da Didáxis - Cooperativa de Ensino, CRL (Riba de Ave) iniciaram no dia de hoje o seu Estágio na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Sob a superintendência do Pelouro do Desporto, vinte e um alunos provenientes daquele estabelecimento de ensino vão assim completar o seu processo de formação.

O Curso Tecnológico de Desporto destina-se a todos os alunos que acabaram o 9.º ano de escolaridade e pretendem uma certificação no final do 12.º ano, Técnico de Dinamização Desportiva ou Técnico de Organização Desportiva, de forma a integrar o mundo do trabalho na comunidade europeia ou fazer por outro lado uma especialização prosseguindo os seus estudos a um nível superior.

A formação no âmbito destes cursos integra, no último ano, uma componente prática (Estágio), estruturada num plano individual de formação ou roteiro de actividades a desenvolver em contexto de trabalho, com a qual se visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais, organizacionais e de gestão de carreira relevantes para a qualificação profissional a adquirir, para a inserção no mundo de trabalho e para a formação ao longo da vida.

A aceitação por parte da Câmara Municipal para receber e inserir alunos, em regime de estágio, na sua orgânica interna, advém do facto de ser seu entendimento dever contribuir para a boa integração dos jovens no actual, difícil e competitivo mercado de trabalho, ajudando ao mesmo na concretização e viabilização de projectos locais de valorização dos contextos de aprendizagem formal e informal.

2 comentários:

Unknown disse...

Porque será que o Sr. Vereador Jorge Paulo Oliveira só ao 3º ano de existência deste estágio faz notícia? Será que nos 2 anos anteriores a professora que acompanhou o estágio não era funcionária da Câmara de Famalicão? Será porque este ano a superintendência é do Pelouro do Desporto.Será que o Pelouro do Desporto não pertence à Câmara de Famalicão? É pena que as coisas funcionem desta forma.....

Jorge Paulo Oliveira disse...

Cara Antónia
No ano passado dei noticia destes Estágios, conforme pode verificar numa postagem datada de 29 de Janeiro de 2008.
Assim não aconteceu de facto no ano de 2007. Há noticias que por vezes não são colocadas no blog por falta de disponibilidade minha.
De há 3 anos a esta parte os estágios no âmbito do Desporto, são tutelados pelo Pelouro do Desporto. Com excepção do primeiro ano, tratei pessoalmente deste dossier, naturalmente sempre acompanhado dos meus colaboradores.
Os Estágios, esses são ministrados pelos Professores da Instituição Educativa e por funcionários afectos ao desporto, ainda que estruturalmente não sejam funcionários do Pelouro do Desporto. É disso exemplo, o contacto com os projectos desportivos destinados à terceira idade e pessoas portadoras de deficiência, orientados pela Profª Margarida, que está na dependência hierárquica, não do Pelouro do Desporto, mas sim do da Acção Social.