Páginas

segunda-feira, novembro 05, 2007

10º aniversário da Escola de Karaté Shotokan de Delães

.

A Escola de Karaté Shotokan de Delães, assinalou na noite do passado sábado, a passagem do 10º aniversário da sua fundação (06.10.1997).

Ao jantar de confraternização, que serviu também de palco para a entrega dos Kimono de Ouro, Prata e Bronze (galardões destinados a distinguir os melhores atletas da Escola durante a época 2006-2007), marcaram presença elementos da direcção, atletas e ex-atletas, familiares e amigos da colectividade. O Vereador do Desporto, o Presidente da Junta de Freguesia de Delães, o representante da Federação Portuguesa de Karaté e o Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Karaté, foram algumas das presenças institucionais.

O Shotokan, uma das artes marciais com maior número de praticantes em Portugal, é uma “…escola de karaté criada por Gichin Funakoshi (1868-1957). Inicialmente o Mestre Funakoshi não acreditava em criação de estilos e sim que todo karate deveria ser um só, mesmo com as diferenças naturais de ensino que variam de professor para professor. Shoto era como Funakoshi assinava seus poemas, significa pinheiros ondulando ao vento e kan significa edifício. Os alunos de Funakoshi construíram um dojo (lugar do Caminho) em sua homenagem e o chamaram de Shotokan (Edifício de Shoto). Acredita-se que a origem do nome do estilo seja essa. O Shotokan foi destruído durante um bombardeio na II Guerra Mundial” (Wikipédia).

Sem comentários: