Páginas

sexta-feira, julho 20, 2007

Medalha de Mérito Desportivo para Alexandre Carvalho e Pedro Faia

.

Alexandre Carvalho (Artes Marciais) e Pedro Faia (Natação), foram duas das treze personalidades e dez instituições do concelho de Vila Nova de Famalicão homenageadas pela Câmara Municipal no dia 9 de Julho.

A homenagem decorreu na Casa das Artes, durante a sessão evocativa do 22.º aniversário da elevação de Famalicão a cidade.

Ambas as individualidades foram distinguidas com a Medalha de Mérito Municipal Desportivo, sinal de justo reconhecimento do município pelo contributo que prestaram e prestam ao desporto, e ao prestigio e projecção do município em Portugal e no estrangeiro.
.
.
Despertou para a prática das Artes Marciais e Desportos de Combate em cursos militares e nas áreas de instrução de luta livre, em 1961.

Entre 67 e 71 inicia um prolongado e sério estudo de investigação a nível técnico, filosófico e doutrinário em relação ao ZEN, meditação e reflexão com o objectivo de criar um equilíbrio físico, mental e espiritual. No seguimento deste estudo, Alexandre Carvalho, publica os primeiros livros sobre a vida dos mestre chineses e japoneses e as suas artes. O seu interesse pelas Artes Marciais torna-se uma paixão.

Em 1973 fundou a sua primeira escola intitulada Academia Zendo, onde eram ministrados aos alunos conhecimentos técnicos de defesa pessoal e combate de rua com meditação e cultura espiritual de auto domínio.

Em 1990 fundou a Associação de Artes Marciais de Vila Nova de Famalicão e em 1998 fundou a Federação de Karaté e Desportos de Portugal.

Graduado e diplomado por diversos cursos de técnicas de luta e defesa, foi o responsável máximo pelas equipas da Campeã Ibérica, Campeã da Europa e Campeão do Mundo, nos Campeonatos Internacionais de Estilo, nos anos 91, 92, 93 e 94 realizados em Espanha.

Em 1999 fundou o seu próprio estilo Alex Ryu Jitsu. Em 2006 atingiu a alta distinção com a graduação máxima de 10.º Dan, atribuída no Ginásio Plaza em Madrid. É nomeado representante em Portugal da SUSKA /IPSA/FEAM pelo director da United States Karaté Association, com Sede nos Estados Unidos.
.

Licenciado em Educação Física e Desporto, mestre em alto rendimento desportivo pelo Comité Olímpico Espanhol e mestre em avaliação das actividades físicas e desportivas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Pedro Faia é actualmente treinador do Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão, na modalidade Natação Pura Desportiva.

Enquanto treinador contabiliza 138 títulos de campeão nacional e 97 títulos de vice-campeão de categorias. Detentor de 21 recordes nacionais, conta já com 29 internacionalizações ao serviço da Federação Portuguesa de Natação.

Conquistou o 19.º lugar nos Campeonatos do Mundo, na prova de 22-mariposa, em Montreal 2005 e o 16.º lugar na mesma prova, nos Campeonatos do Mundo de Xangai, 2006.

Participou nos Campeonatos do Mundo de Juniores, no Rio de Janeiro, em 2006; nos Campeonatos do Mundo Piscina Longa, no Canadá, em 2005, e nos Campeonatos do Mundo Piscina Curta, Indianápoli 2004 e Xangai 2006.

Esteve presente nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.

Sem comentários: