Páginas

quarta-feira, junho 13, 2007

Acção de Formação de Monitores de Campos de Férias e Actividades Juvenis

.


Partindo do premissa que as iniciativas visando a ocupação dos tempos livres e inerente animação de crianças e jovens, quando realizadas fora da esfera autárquica, são essencialmente promovidas pelo universo associativo que se assume como verdadeiro motor de oferta e organização deste tipo de actividades, a Câmara Municipal, através do Pelouro da Juventude, vai realizar uma Acção de Formação de Monitores de Campos de Férias e actividades Juvenis.

A Acção de Formação decorrerá de 29 de Junho a 29 de Julho, sempre às sextas-feiras (das 18h30 às 21h30) e sábados (das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30).

São seus destinatários, todos os jovens maiores de 18 anos, com a escolaridade mínima obrigatória (9º ano), residentes na área do concelho de Vila Nova de Famalicão.

A Acção de Formação contempla os seguintes módulos:

Módulo I – Apresentação (Apresentação do Formador; Apresentação dos participantes; Apresentação do Plano Curricular Geral; Regras e funcionamento da Formação e Objectivos finais da formação).

Módulo II - Noções Básicas de Campos de Férias (Tipologia de Campos de Férias; Organização Espacial de um Campo de Férias; Funções e Competências de um Campo de Férias; Calendarização, Planificação e Organização de um Campo de Férias; A vida quotidiana de um Campo de Férias e o Projecto Pedagógico).

Módulo III – Animação e Monitorização de Grupos (Definição de Animação Sócio-Cultural; Metodologias e Áreas de Intervenção; Organização e Animação de Grupos; Actividades e Iniciativas para jovens / Actividades e Jogos; Definição de Animador/Monitor; Funções, características e responsabilidades de um animador/Monitor; A relação entre Monitor e o participante e as relações e contactos com os encarregados de educação).

Módulo IV – Desporto e Actividades ao Ar Livre (Ar Livre: acampamentos, tendas, sobrevivência, orientação, nós e amarrações, trilhos pedestres; Aventura: desportos radicais, jogos nocturnos, de pistas).

Módulo V – Prevenção e Primeiros Socorros (Teórica: Noções Básicas de Primeiros Socorros; Prevenção de Acidentes e Actuação em situações de emergência).

Estágio Final - Actividade de fim-de-semana com organização e participação em diversas actividades práticas.

Segundo a proposta aprovada na reunião do executivo camarário de 6 de Junho, são objectivos desta Acção de Formação:

  • Reforçar a capacidade organizativa e qualificar os dirigentes associativos ou outros jovens que o pretendam, através da transmissão de conhecimentos e competências.
  • Motivar as Associações Juvenis e em particular os seus dirigentes, para a organização de actividades que compreendam na sua programação a valorização do desenvolvimento sócio-cultural, a promoção do voluntariado, a experimentação, o espírito de companheirismo e solidariedade mas, também, a organização de iniciativas em condições de segurança e com metodologias apropriadas.
  • Proporcionar a criação de uma Bolsa de Monitores, ou seja, um conjunto de pessoas qualificadas e disponíveis para prestarem serviços de organização e colaboração em actividades vocacionadas para os jovens, a entidades como Escolas, Colégios, Centros de OTL, IPSS’s, outras associações e, inclusivamente, a Câmara Municipal, que promove diversas iniciativas de juventude, como por exemplo, as Férias Desportivas e Recreativas da Páscoa e de Natal, a Quinzena da Juventude e outras.

OBS: Inscrições até 22 de Junho directamente no Gabinete da Juventude da Câmara Municipal ou online através do endereço www.cm-vnfamalicao.pt/accao-formacao.php.

1 comentário:

Telma Margarida Vicente Guedes disse...

Achei a iniciativa interessante mas não consigo aceder à área de inscrição. Se fosse possível agradecia ajuda.