Páginas

domingo, março 25, 2007

18ª Edição do Rally de Vila Nova de Famalicão

.

Famalicão ocupa um lugar de relevo na história do automóvel e do desporto automóvel em Portugal.

A “Berliet”, uma das primeiras representações nacionais de automóveis instalou-se no nosso concelho em 1919. Ao volante de um Citroen C-6, o ilustre famalicense António Dias Costa daqui partiu, em 1933, naquela que foi a primeira equipa lusitana a participar no mítico Rally de Monte Carlo. Com a MABOR nasce, em 1946, a primeira fábrica de pneus em Portugal. A esta empresa se deve, aliás, a criação em 1972 do “Troféu Mabor”, o primeiro Troféu Nacional inserido no Campeonato Nacional de Ralis e precursor de tantos outros.

Desde cedo, de igual modo, tem sido o nosso concelho palco de provas do desporto automóvel. O primeiro Rali de Famalicão foi para a estrada em 1933, 22 anos antes do aparecimento do campeonato nacional. Com o patrocínio do ACP, a prova composta de quatro percursos, num total de 231 quilómetros, foi um êxito retumbante, ainda que disputada sob mau tempo.

Anos mais tarde o nosso concelho voltaria a ficar ligado à história da competição automóvel, com os dois Rallyes, patrocinados pela empresa Reguladora, a que se seguiram os Rallyes James, em 1978 e 1979.

Desde 1986 que a Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto vem organizando o Rally de Famalicão, transformando-o num evento de grande animação desportiva e social, ostentando o seu palmarés, nomes consagrados do automobilismo de que são exemplos José Carlos Macedo, Adruzilo Lopes, Victor Lopes e o famalicense Miguel Campos.

Pelas tradições, o elevado número de apaixonados e de praticantes do desporto automóvel no nosso concelho, é seguro que a 18ª edição do Rally de Famalicão, a contar para o Campeonato Regional de Ralis Norte, será, à imagem dos anos anteriores, marcada por uma enorme competitividade, espectacularidade e emotividade. A não perder …

OBS: Mensagem para a publicação dedicada ao Rally de Vila Nova de Famalicão

Sem comentários: