Páginas

sábado, maio 24, 2008

Ginásio ao Ar Livre no Parque D. Maria II

O Parque D. Maria II, irá dispor muito brevemente de um Ginásio ao Ar Livre. A proposta do Pelouro do Desporto foi aprovado na penúltima reunião camarária, resultando a instalação o equipamento de uma parceria entre a Câmara Municipal e a empresa Modelo Continente Hipermercados, S.A.

A razão da criação deste espaço resulta da constatação dos elevados níveis de procura dos parques da cidade para a prática desportiva, que podem ser complementados com um equipamento de educação física que possibilite a exercitação dos braços e abdominais, a tonificação das costas, músculos do peito e ombros, prevenindo-se por essa via a rigidez articular.

Criar um espaço de manutenção física num parque, aproveitando as suas potencialidades, como o da centralidade, indiscutível no caso do Parque D. Maria II, o do encontro de pessoas, devidamente orientado, que ajude, a quem o deseje, independentemente da idade e da condição física, exercitar todos os músculos do corpo, é uma mais valia para o próprio Parque, constituindo-se numa mais valia para a saúde dos famalicenses, sobretudo à mais idosa, promovendo uma nova geração de seniores, activa e incluída, valorizando-a e criando ferramentas para dar mais vida aos seus anos.
O Ginásio ao Ar Livre (Parque Famílias Modelo) sendo uma zona de exercício físico especialmente adaptado aos mais idosos, tem uma utilização transversal a todas as faixas etárias, nele incluindo um parque de recreio infantil (o actualmente ali instalado será transferido para outro local público), o que permitirá criar um espaço propício a actividades intergeracionais.
O espaço de manutenção física, também conhecido por “Fitness Park”, é constituído por diversos equipamentos que permitem desenvolver e trabalhar cada grupo muscular, apoiados por informação escrita sobre o modo mais adequado de praticar cada exercício, proporcionando exercícios de força muscular, de flexibilidade, de coordenação, de equilíbrio e postura.

Os aparelhos a implantar, dirigem-se especificamente a cada grupo muscular, com vários graus de dificuldade, de forma a adequar-se às exigências de cada utente.

Sem comentários: