Páginas

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Outros Tempos … Pontão de Antas


Das nove Pontes Românicas na rede hidrográfica de Vila Nova de Famalicão é a menos estudada.
Construída sobre o Rio Pelhe, entre os séculos XII e XIII, situa-se na freguesia de Antas, junto à ponte que serve a Nacional 204 (Avenida Marechal Humberto Delgado).
Sobrevivem os vestígios do pontão que outrora teria servido as comunicações rodoviárias da cidade para sul. Está reduzida a um arco circular, de aduelas de granito, já deformado, e sem material de enchimento que o sobreponha. Segundo o Engº Joaquim Ribeiro dos Santos (Das Pontes Antigas no Concelho de Vila Nova de Famalicão, Boletim Cultural, nº 4, Setembro de 1983) é possível que o assoreamento do rio tenha escondido os seus arranques e a abóbada, sendo assim não totalmente aparente, apresente um volume visto menor que o real.
Foto: Postal que circulou em 10 de Julho de 1922, retirado daqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

enquanto Vereador na Camara de Vila Nova de Famalicão, que fez Vª Exª para divulgar ou preservar este monumento...
quanto sei e conheço o local, não fez nada de nada.

Jorge Paulo Oliveira disse...

A defesa, preservação e divulgação do património histórico nunca esteve sob a alçada dos pelouros que tutelei (Urbanismo,Habitação, Familia, Juventude, Desporto, Trânsito e Transportes).

Não obstante o descrito e respeitando em absoluto a linha de acção dos meus colegas de vereação no exercicio das funções a que cada um estava adstrito, internamente, sempre defendi a importância da requalificação daquele espaço, dignificando-o e tornando-o acessivel aos famalicenses.