Páginas

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Barómetro: Professores portugueses trabalham menos


De acordo com os dados da OCDE, os professores portugueses trabalham menos horas que a maioria dos seus colegas da União Europeia. Segundo o estudo “Education at a Glance 2009'” um professor em Portugal trabalha cerca de 39 horas por semana, um valor que conta também com o trabalho de preparação de aulas e estudo individual fora da escola. A média dos países da União Europeia (UE) é de mais de 42 horas. Mesmo assim, onde se regista uma maior carga horária nos docentes portugueses é no tempo passado na escola: 34 horas para Portugal contra cerca de 30 para restantes países da UE.
Estes valores são contestados pelos representantes sindicais, alegando que as realidades dos outros países são diferentes, uma vez que "há uma série de matérias burocráticas que professores dos outros países não têm, para além do facto dos nosso professores não terem direito a um espaço adequado para o trabalho fora da sala de aula".

1 comentário:

Emília disse...

Gostava de saber se a minha escola está incluída em algum estudo. É que eu sou professora trabalho cerca de 10 horas por dia (mais algumas horas nos dias mais difíceis). Ora, se não me falham as contas dá "cerca de 50 horas semanais" mais uns trocos.