Páginas

terça-feira, janeiro 13, 2009

Desporto - Número de iniciativas apoiadas subiu 56,25% em 2008

Em 2008, o número de eventos e iniciativas de natureza desportiva promovidos ou apoiados pelo Pelouro do Desporto (logístico, material, humano, financeiro), subiu 56,25% relativamente ao ano de 2007.

Ao todo foram 125 eventos desportivos, contra os 80 ocorridos no ano anterior. O número de modalidades abrangidas, 19 em 2007, passou para 22 em 2008. As novas modalidades envolvidas que mereceram o apoio autárquico foram a Pesca, Ténis, Golfe e Aeromodelismo.

O número de entidades apoiadas (educativas, associativas, federativas), também aumentou de 56 para 78, um acréscimo de 39,28 %.

Relação das iniciativas e eventos promovidos ou apoiados pela Câmara Municipal

Aeromodelismo:Encontro de Aeromodelismo (Clube de Aeromodelismo do Vale do Ave).

Artes Marciais:Campeonato Regional Júniores e Seniores - Light-Contact (Associação de Artes Marciais de Vila Nova de Famalicão e Associação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu); Campeonato Regional de Alex Ryu Jitsu - Light Contact – Escalões de Formação (Associação de Artes Marciais de Vila Nova de Famalicão e Associação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu); Operação Artes Marciais (Federação de Karaté e Desportos de Combate de Portugal); Campeonato Nacional Alex Ryu Jitsu/Light Contact (Associação de Artes Marciais de Vila Nova de Famalicão e Associação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu); Taça de Portugal Alex-Ryu-Jitsu (Associação de Artes Marciais de Vila Nova de Famalicão e Associação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu) e VII Gala Nacional de Artes Marciais (Associação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu).

Atletismo:Grande Prémio de Atletismo da Amitorre (Amitorre – Associação de Solidariedade Social dos Moradores de Monte Alvar); VI Maratona do Atletismo pelo Coração (Junta de Freguesia de Landim);III Corrida da Mãe (Associação Teatro Construção); VIII Famalicão Joane dos Pequeninos (Associação Teatro Construção); 23º Grande Prémio de Atletismo do GRAC (Grupo Recreativo e Associativo de Cruz); Colóquio de Atletismo “A Caminho de Pequim” (Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão); 18º Grande Prémio de Atletismo de Nine (Casa do Povo de Nine); 2ª Corrida Popular de Gavião (Grupo Recreativo de Gavião); 1º Grande Prémio de Atletismo de Telhado (Associação Desportiva e Cultural de Telhado); Caminhada “Como vai a sua Saúde?” – Famalicão 2008 (Câmara Municipal); 1ª Grande Corrida/Caminhada Continental Mabor; 1ª Prova de Atletismo “Terras de Vermoim” (Associação Moinho de Vermoim); IX Edição da Famalicão-Joane (Associação Teatro Construção); 36ª S. Silvestre de Requião (Associação Cultural, Desportiva e Social 1º de Maio); VI S. Silvestre da Juventude (Associação Desportiva de Castelões); 22ª S. Silvestre de Esmeriz (Associação Desportivas de Esmeriz) e X Milha Urbana (Liberdade Futebol Clube).

Badminton:Circuito Nacional Yonex 2007-2008 (Famalicense Atlético Clube) e Circuito Nacional de Badminton 2008-209 (Famalicense Atlético Clube).

Basquetebol:Estágio das Selecções Distritais de Cadetes Masculinos e Femininos, da Associação de Basquetebol de Braga; Torneio/convívio Basquetebol Vila Nova de Famalicão Basket Cup (Associação Teatro Construção); Fase Final do Campeonato Distrital de Iniciados Femininos (Associação Teatro Construção) e Estágio da Selecção de Sub 14 Masculinos da Associação de Basquetebol de Braga.

Ciclismo: I passeio BTT “Trilhos do Ave” (CRP Delães); II Raid BTT “Trilhos de Camilo” (Centro de Recreio Camiliano); II Cicloturismo de Vermoim (Associação Moinho de Vermoim); 1ª Póvoa – Senhora da Graça (School Eventos); Prémio de Ciclismo Cidade de Famalicão – Troféu Carlos Carvalho (Associação de Ciclismo de Pousada de Saramagos); I Passeio BTT "Pelos Trilhos de Esmeriz" (Centro Social da Paróquia de Esmeriz); Lions Bike Tour (Lions Clube de Vila Nova de Famalicão); 20º Grande Prémio de Ciclismo (Centro de Ciclismo de Avidos); 1º Passeio de Cicloturismo (Centro de Ciclismo de Avidos); 2º Circuito de Ciclismo “Terras de Camilo” (Centro de Recreio Camiliano); I Bike Tour Famalicão-Joane (Associação Teatro Construção); II Passeio Turístico de Bicicletas Antigas (Núcleo de Bicicletas Antigas do Grupo Desportivo de Cavalões); Manobras VIII - Passeio de BTT (BTT Vento Norte); 1º Passeio de BTT "Pedalar pela Inclusão" (Didáxis Vale S. Cosme) e "Mais Pedal no Natal" (Famalicense Atlético Clube).

Columbofilia:Especial Antoninas 2008 (Sociedade Columbófila de Famalicão) e 36ª Exposição Distrital de Columbofilia de Braga (Sociedade Columbófila de Famalicão).

Dança:Dia da Dança da Cooperativa de Cultura e Solidariedade Social e Dia Mundial da Dança (Pelouro da Juventude e Desporto).

Desporto Escolar:1º Encontro de Natação (Escola Secundária Padre Benjamim Salgado); Jornada Concentrada de Futsal (Agrupamento de Escolas Bernardino Machado); Semana do Patrono da Camilo Castelo Branco; Torneio de Futsal (EB 2, 3 Júlio Brandão); II Encontro de Natação do CE Braga (EB 2,3 Dr. Nuno Simões e Escola Secundária Camilo Castelo Branco); Final Distrital Escolar de Xadrez (Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme – Didáxis); Corta Mato Escolar do Agrupamento de Escolas Júlio Brandão; Corta-Mato Escolar das Escolas Secundárias D. Sancho I e Camilo Castelo Branco e Corta Mato Escolar da EB 2,3 D. Maria II.

Desporto Motorizado:2ª Gala do Desporto Motorizado de Famalicão (Circulo de Cultura Famalicense); 19ª edição do Rallye de Famalicão (Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto); Aniversário Trilhos da Perdição TT (Associação Cultural Ambiental e Desportiva Trilhos de Perdição TT); III Passeio TT Rota do Ave (Clube Aventura Vale do Ave); 7ª Festa da Mota Antiga de Cavalões (pelo Núcleo de Motociclismo Antigo do Grupo Desportivo de Cavalões); Campeonato Nacional de Quad-Cross (Associação Amigos de Oliveira Santa Maria); I Concentração de Motas Antigas (Clube Motard Escorpiões); II Rali Rota Camiliana (Clube Automóvel Antigo e Clássico de Vila Nova de Famalicão); V Supercross Nocturno de Oliveira Santa Maria (Associação Amigos de Oliveira Santa Maria); Exposição de Viaturas de Competição (Team Baia); 14º Raid Todo-o-Terreno Antoninas 2008 (Clube Aventura de Famalicão); Concentração de Motas Indian (Indian Motocycle Club Portugal); II Trial 4x4 Ruivães (Botta Fio Clube); Concentração do Clube Motard Escorpiões e 3ª Super Especial Slallon de Famalicão (Demoporto - Clube de Desportos Motorizados do Porto).

Futebol:Sport Zone Kids Cup 2008 (Pelouro do Desporto); 6ª Edição da Taça Coca-Cola (Pelouro do Desporto), Campeonato, Final da Taça e da Supertaça da Associação de Futebol de Salão Amador de Vila Nova de Famalicão; Torneio de Futebol de 7 do Futebol Clube de Famalicão; 20ª Primavera Desportiva do Operário Futebol Clube; Torneio 24 Horas do Clube Desportivo de Lousado; 7º Torneio Anual de Futsal do Sporting Clube Cabeçudense; Torneio de Futsal do Grupo Recreativo e Associativo de Cruz; VII Torneio Futebol José Cunha (Futebol Clube de Landim); Torneio Popular do Grupo Desportivo de Ribeirão; I Torneio de Futsal CRP Delães; Torneio de Verão Taça de Ouro (Associação Desportiva de Pedome); Torneio da Associação Desportiva e Recreativa Outeirense; Torneio Comemorativo do 45º aniversário da Associação Recreativa e Cultural “Flor do Monte” da Carreira; II Torneio Infantil de Futebol de Famalicão; Torneio de Futebol de Salão para Veteranos do Grupo Recreativo e Associativo de Cruz e Torneio de Futebol de Salão Feminino da ADRO (Associação Desportiva e Recreativa Outeirense).

Futebol de Mesa:Fase Final do Campeonato Nacional de Matraquilhos (Federação Portuguesa de Matraquilhos).

Golf:1º Open de Famalicão em Golfe.

Hóquei em Patins:Torneio Cidade de Famalicão (Riba de Ave Hóquei Clube).

Natação: Mega Aula de Hidroginástica (Pelouro do Desporto); VI Campeonato de Natação Inter Escolas Municipais (Pelouro de Desporto); I Torneio Inter Escolas de Natação (Pelouro do Desporto e Grupo de Natação de Vila Nova de Famalicão); Campeonatos Regionais Infantis de Natação (Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão); Torneio de Captação (Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão); Campeonatos Nacionais de Natação Infantis (Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão); Festival de Natal do GD Natação (Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão) e Natal Aquático 2008 (Pelouro do Desporto).

Ornitologia:3º Campeonato Regional Ornitológico do Vale do Ave (Clube Ornitológico de Famalicão).

Pesca:Campeonato de Pesca da Associação Desportiva e Cultural de Novais e 2º Concurso de Pesca de Rio da Casa do Povo de Lousado.

Rugby:II Famalicão Sevens (Clube de Rugby de Famalicão)

Ténis:Campeonato do Minho de Juniores de Ténis e "Play and Stay" (Clube de Ténis de Famalicão) e Open de Verão 2008 (Clube de Ténis de Famalicão).

Xadrez:Fase Final do Campeonato Distrital Absoluto de Braga em Xadrez (Operário Futebol Clube); II Torneio Aberto de Xadrez do Operário F. C. e VI Torneio do Vale (Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme - Didáxis)

Tiro:XI Grande Prémio Tiro aos Pratos (Associação Caça e Pesca de V. N. de Famalicão)

Voleibol:1º Encontro Concelhio de “Gira-Volei” (Pelouro do Desporto); Encontro Regional de Gira-Volei (Pelouro do Desporto); 3ª Fase Intermédia do Campeonato Nacional de Juvenis F (Atlético Voleibol Clube); Apuramento do Campeão Nacional de Voleibol - Juvenis Femininos (Atlético Voleibol Clube); 1º Torneio de Gira-Volei Agrupamento de Escolas de Gondifelos; Encontro Nacional de Gira-Volei (Pelouro do Desporto); 1º Torneio de Voleibol de Praia Eixo Atlântico - Gaia 2008 (Pelouro do Desporto); VIII Torneio Voleibol de Formação (Atlético Voleibol Clube).

Outras:2º Grande Prémio FORAVE - Corrida de Carros de Rolamentos; Desportos Radicais do Agrupamento do CNE de Brufe; Férias Desportivas e Recreativas da Páscoa (Pelouro do Desporto) e Féria Desportivas e Recreativas do Natal (Pelouro do Desporto).

Sem comentários: