Páginas

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Atletismo - Corridas de S. Silvestre marcam o final do ano

Reconhecida como uma das mais antigas e prestigiadas tradições desportivas do mundo católico, a Corrida de S. Silvestre invade, anualmente, as ruas de inúmeras cidades europeias e mundiais, durante a quadra natalícia. A prova dedicada a um santo católico que foi Papa, no século IV, é uma excelente forma de as pessoas se despedirem do ano que passa e entrarem no Ano Novo.

Em Vila Nova de Famalicão, foram três as corridas organizadas pelo mundo associativo concelhio, com o apoio do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal.

A mais antiga, e uma das mais prestigiadas provas de atletismo do concelho – a S. Silvestre de Requião - organizada pela Associação Cultural, Desportiva e Social 1º de Maio, foi para a estrada no dia 27 de Dezembro.

Vitor Oliveira (NAJ)
Patricia Pereira (NAJ)
Rosa Oliveira (AMVE)

Na 36ª edição da S. Silvestre de Requião, o destaque foi para os atletas do NAJ (Núcleo de Atletismo de Joane. Vítor Oliveira e Patrícia Pereira foram os grandes vencedores, numa corrida marcada numa tarde de muito frio e chuva, mas que não obstante as condições climatéricas adversas, manteve o nível de participação dos últimos anos.

Mais de centena e meia de atletas percorreram os 10 quilómetros da prova que ligou o E. Leclerc, em Famalicão, ao recinto desportivo do 1º de Maio, em Requião, contando com uma incursão de 3 quilómetros pela cidade.

Pedro Vieira (NAJ) e Heitor Oliveira (Cyclones), ocuparam as segundas e terceiras posições do pódio.

Na competição feminina, Daniela Cunha, do Desportivo da Várzea, ficou no segundo lugar, tendo Rosa Oliveira, da Associação Moinho de Vermoim (AMVE), ocupado a terceira posição.

A AMVE esteve também em destaque com as vitórias de António Campos, em Veteranos 2 e, Narciso Oliveira, em Veteranos 3. A categoria de Veteranos 1, foi ganha por António Magalhães, da Coelima.

Em termos de antiguidade, seguiu-se a S. Silvestre de Esmeriz, organizada pela Associação Desportiva de Esmeriz que assinalou em 20 de Dezembro a sua 22ª edição, reunindo uma centena de atletas.

Finalmente, a S. Silvestre da Juventude, organizada pela Associação Desportiva de Castelões, realizou no dia 28 de Dezembro, a sua 6ª Edição.

Mais de meio milhar de jovens atletas (510) preencheram as ruas da zona envolvente ao Centro Social de Castelões, onde se desenrolou o percurso de uma prova, batendo o recorde dos últimos anos (450 em 2007).

André Silva, do Liberdade Futebol Clube, repetiu a façanha de 2007 vencendo a categoria de juvenis, aquela que é a prova rainha da competição. Em segundo ficou André Faria (SIRA) e em terceiro Luciano Teixeira (UD Várzea).

Já na prova feminina, a vencedora foi Fiona Fernandes, do Cyclones/Sanitop, deixando no segundo lugar Mónica, do Liberdade FC, e no terceiro posto Rita Silva, do Paredes.

Realizada pela primeira vez ao domingo, a S. Silvestre da Juventude contou com a presença de Rosa Oliveira, madrinha da prova desde a primeira edição, ela que também apadrinhou a S. Silvestre de Requião, e de Mário Silva, um conhecido ex-atleta olímpico.

Classificações:

Minis Femininos

1º Adriana Silva (GRAC)

2º Beatriz Silva (CS Castelões)

3º Maria Silva (Individual.)

Equipas: 1º Centro Social Castelões

Minis Masculinos

1º Miguel Costa (Roriz)

2º Luís Azevedo (CAEMC)

3º Marcos Rocha (CAEMC)

Equipas: 1º CAEMC

Infantis Femininos

1º Catarina Araújo (Moreirense)

2º Marta Martins (Unidos do Cano)

Sara Oliveira (Emboladoura)

Equipas: 1º CD Marco

Infantis Masculinos

João Pereira (Individual)

2º José Gonçalves (UD Várzea)

3º Rafael Silva (Liberdade)

Equipas: 1º EP Gonçalo Sampaio

Benjamins Femininos

1º Sara Duarte (UD Várzea)

2º Diana Ribeiro (UD Várzea)

3º Rita Pereira (UD Várzea)

Equipas: 1º UD Várzea

Benjamins Masculinos

1º Bruno Oliveira (GRAC)

2º Luís Miguel Vale (GRAC)

3º Tiago Pinto (CD Marco)

Equipas: 1º GRAC

Iniciados Femininos

1º Sónia Ferreira (UD Várzea)

2º Catarina Pereira (UD Várzea)

3º Jéssica Serra (Bonitos Amorim)

Equipas: 1º UD Várzea

Iniciados Masculinos

1º Francisco Rodrigues (GRAC)

2º João Correia (CD Marco)

3º André Morais (Cyclones)

Equipas: 1º GRAC

Juvenis Femininos

1º Fiona Fernandes (Cyclones)

2º Mónica (Liberdade FC)

3º Rita Silva (CA Astromil)

Juvenis Masculinos

1º André Silva (Liberdade FC)

2º André Faria (SIRA)

3º Luciano Teixeira (UD Várzea)

Equipas: 1º Cyclones

Corrida Popular Femininos

1º Sílvia Cavadas (CA Astromil)

2º Raquel Correia (Maratona)

3º Andreia Moura (UD Várzea).

Corrida Popular Masculinos

1º João Lopes (CS Bonitos Amorim)

2º Emanuel Machado (EP Gonçalo Sampaio)

3º Domingos Barros (SIRA)

Equipas: 1º SIRA

1 comentário:

H_androide disse...

Olá, gostaria de convida-los e sugerir um site sobre corrida é o site do nosso amigo e corredor Gladson Alberto, que vem representando o nosso País nas mais diversas provas pelo mundo, segue a sugestão:

www.gladsonalberto.com

Abs,

Gilmar P. Ramos