Páginas

domingo, janeiro 25, 2009

Autarquia prepara participação nos "Jogos do Eixo Atlântico"

A oitava edição dos Jogos do Eixo Atlântico a realizar na cidade da Corunha (Espanha) de 6 a 10 de Julho de 2009, motivou uma reunião de trabalho entre o Pelouro do Desporto e Colectividades Desportivas do concelho, que se realizou na manhã de ontem, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

Marcaram presença, dirigentes e treinadores da Associação Moinho de Vermoim, Associação Teatro Construção, Atlético Voleibol Clube, Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão, Famalicense Atlético Clube, Grupo Associativo e Recreativo de Cruz, Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão, Liberdade Futebol Clube e Núcleo de Atletismo de Joane.

Os Jogos do Eixo Atlântico constituem, pela sua longevidade e grande participação, uma referência singular na prática do desporto transfronteiriço na Europa. De natureza bianual e sede itinerante, trata-se, aliás, do programa mais participado e emblemático para os Municípios (32) que integram o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, mobilizando mais de um milhar de jovens provenientes de todos o municípios que conformam a Euro-Região Galiza-Norte de Portugal e que convivem durante uma semana tendo o desporto como pretexto.

São objectivos dos Jogos do Eixo Atlântico, facilitar a integração e o conhecimento mútuo, através do Desporto, das novas gerações da Euro-Região do Noroeste Peninsular, promover e divulgar os recursos culturais e desportivos das cidades que compõem o Eixo Atlântico.

O Município de Vila Nova de Famalicão conta marcar presença nas modalidades de Atletismo (masculinos e feminino), Natação (masculina e feminina), Basquetebol (Masculina e feminina), Voleibol (feminina), Futebol de Sete e Badminton (Masculino e Feminino). Encontra-se em aberto a possibilidade de participar, ainda, na modalidade de Andebol através do Desporto Escolar.

Na natação será disputadas as seguintes provas: 100 metros livres, 100 metros costas, 100 metros bruços, 100 metros mariposa e 4x100 metros estilos.

Por seu turno o atletismo é composto das seguintes provas: Prova de Estrada nas distâncias de 2.500 metros (masculinos) e 2.000 metros (Femininos) e Provas de Pista (100 metros, 1.000 metros, salto em cumprimento, lançamento de peso e 4x100 metros.

Os atletas que deverão ter nascido no ano de 1993 ou posterior, têm ainda de preencher um dos seguintes requisitos: terem nascido ou residirem em Vila Nova de Famalicão, estarem inscrito numa qualquer instituição de ensino do concelho ou integrar uma qualquer equipa concelhia que participe em competições escolares ou federadas.

Sem comentários: