Páginas

sábado, março 15, 2008

Táxi para pessoas com mobilidade reduzida


Desde 10 de Março corrente que as pessoas com mobilidade reduzida passaram a dispor em Vila Nova de Famalicão da possibilidade de se fazerem transportar em táxi especialmente adaptado.

A apresentação pública de uma das primeiras viaturas do género no país ocorreu na passada segunda-feira, junto aos Paços do Concelho e resulta do lançamento de um concurso público promovido pelo Pelouro dos Transportes e aprovado pelo executivo camarário em 12 de Setembro de 2007.

O primeiro táxi pertence à empresa “Táxis A. Pinto, Lda” cuja licença foi emitida para a Praça de Táxis condicionada da cidade de Vila Nova de Famalicão. A viatura utilizada, uma Mercedes-Benz, modelo Viano 2.2 CDI, tem uma lotação de 5 lugares normais mais 2 lugares em cadeiras de rodas ou 8 lugares normais.

O táxi devidamente homologado pela Direcção Geral de Viação e vistoriado pelos serviços camarários dispõe de plataforma de embarque de pleno para pessoas com cadeiras de rodas, espaço para colocação destas, cintos de segurança adaptados e ligação a uma central de táxis.

Brevemente serão apresentadas as demais viaturas das empresas vencedoras do concurso público e que irão operar nas praças condicionadas das Vila de Joane (Táxis Centrais de Joane), Riba de Ave (Táxis do Telhado, Lda) e Ribeirão (Elseli – Transportes, Lda).

Concluído este dossier dá-se mais um passo, dos muitos que faltam ainda dar, na criação de condições para o exercício efectivo de uma cidadania plena por todos os cidadãos, só alcançável se todos tiverem a mesma igualdade de oportunidades no acesso aos transportes, como aliás em todos os outros domínios da vida.

Sem comentários: