Páginas

domingo, outubro 28, 2007

Nova Rede dos Transportes Urbanos de Famalicão

.

Depois da criação do “Passe Sénior Feliz”, uma inequívoca medida social, alternativa à pura subsidiação, sua articulação com as demais operadoras de transportes públicos que prestam serviço no Município; renovação da frota; introdução de moderna bilhética dotada de um sistema inteligente de leitura; adopção de novos grafismos para os passes, regular e multiviagem, modernização do design dos autocarros, criação de novos mecanismos de assistência mecânica e ministração de formação profissional aos motoristas, a Câmara Municipal aprovou na passada quarta-feira, a Nova Rede dos Transportes Urbanos de Famalicão, com a qual procura, simultaneamente, concretizar oito objectivos essenciais: ampliação da rede; melhoria do serviço prestado aos estudantes; potenciação de factores de intermodalidade; eliminação do subaproveitamento do material circulante; eliminação de rotas inúteis; extinção da duplicação de viaturas no centro urbano; indução de critérios de justiça no tarifário e melhoria da identificação das diferentes linhas.

Com a nova proposta consegue-se um alargamento da Rede a lugares, como o da Senhora do Carmo, mas também Aldeia Nova (Lemenhe), Giguinte, Montalvão e Eira Pedrinha (Mouquim), São Cláudio, Fontainhas, Sarnado, Codiceira, Capões e Freião (Antas), Lamela (Vale S. Cosme), Barroca e Olival (Vale S. Martinho) Santo Adrião, Balaída, Poço, Poça da Vila, Pinheirinho (Vila Nova de Famalicão), bem como a equipamentos como o novo Palácio da Justiça, o Cemitério Municipal e a Estação da CP.

Apostada em continuar a servir convenientemente os alunos que frequentam os diversos estabelecimentos de ensino da cidade e das freguesias servidas, a nova rede contempla inúmeras alterações, nalguns casos, inclusive, a duplicação de carreiras, como por exemplo de Brufe para a Escola Dr. Nuno Simões; de Brufe para a Escola D. Maria II; de Seide e Landim para a Escola D. Maria II e para a Escola Júlio Brandão.

Há muito ansiada, a Nova Rede permite a ligação com a Estação de Caminhos-de-Ferro, sempre em articulação com os horários dos comboios.

A transformação de carreiras com início e termo em locais distintos, a reconfiguração de outras e a extinção da obrigação dos autocarros se dirigirem sempre ao Centro Coordenador de Transportes, irá permitir economias de tempo, melhor aproveitamento do material circulante, eliminação de rotas inúteis e da duplicação de autocarros, reduzindo-se por essa via a “pressão” no trânsito citadino, a diminuição os índices de poluição ambiental, ao mesmo tempo que permite o alargamento da rede, uma melhor cobertura das necessidades e a prestação de um melhor serviço à população.

É corrigida a má definição das coroas vigente, que vinha criando situações de injustiça no tarifário praticado, redefinindo-se estas tendo agora como ponto de referência o cruzamento da Rua Adriano Pinto Basto com a Avenida 25 de Abril (ao longo dos tempos foi este o ponto de referência para marcar as distâncias entra as localidade vizinhas), a partir do qual é estabelecido um raio de 1.700 metros para a coroa A, um raio de 3.400 para a coroa A+B e um raio de 5.200 para as coroas A+B+C (rede geral), o que vem beneficiar os utentes que durante vários anos pagaram mais do que aquilo que seria justo.

Visando a melhoria e uma maior facilidade de identificação das várias linhas, a Nova Rede consubstancia a introdução de diferentes cores, para as diferentes linhas, resultado de uma experiência feita nos últimos tempos que resultou em pleno, ajudando os utentes a identificarem mais facilmente os percursos que lhes interessam.

A uniformização dos números das carreiras também não foi esquecida. Até agora havia carreiras identificadas apenas por um dígito e outras por dois. Com a Nova Rede, passam todas a ser identificadas por dois dígitos, significando o primeiro a linha e, o segundo, o percurso (ex.: linha 1 (Azul) – percurso 1 (carreira 11); linha 1 (Azul) – percurso 2 (carreira 12) e assim sucessivamente
).

1 comentário:

Sofia disse...

Boa tarde:
Eu necessitava de informação sobre preços e horários dos TUF. Será que me pode indicar onde posso obter esse tipo de informação?

Obrigada!