Páginas

quinta-feira, novembro 17, 2005

HABITAÇÃO - Urbanização da Gábila

.
O Presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa e o Vereador da Habitação, Jorge Paulo Oliveira, acompanhados do Presidente da Junta de Freguesia de Gavião, António Ribeiro, na presença de várias pessoas, procederam, na tarde de segunda-feira desta semana, ao lançamento da primeira pedra da Urbanização da Gábila.
A empreitada, situada nas imediações do polidesportivo da Associação Desportiva Bairrense e do futuro tribunal da cidade, actualmente também em construção, implica um investimento camarário de 245.944 euros, comportando quatro moradias unifamiliares em banda, com dois pisos, todas de tipologia T3, a edificar num terreno que dispõe de uma área total de 772,5 metros quadrados.
As habitações, executadas ao abrigo do programa municipal "Mudar de Casa, Mudar de Vida", serão posteriormente colocados no mercado do arrendamento social, permitindo realojar famílias que comprovadamente não tenham condições económicas mínimas para comprar ou alugar casa no mercado tradicional.
Esta nova urbanização, a primeira a ser lançada no actual mandato autárquico, apesar de representar um pequeno investimento municipal, assume um elevado significado. Traduz uma resposta concreta a um problema social, permite parcialmente a requalificação urbanística do local e concretiza o principio de que a habitação social pode e deve ser também de qualidade.
Na mesma data, a assinalar simbolicamente o inicio das obras, mas também como incentivo à requalificação urbanística do Bairro de S. Vicente, a Câmara Municipal procedeu à demolição de uma casa pré-fabricada que se encontrava em avançado estado de degradação, sem quaisquer condições mínimas de habitabilidade e de segurança, mas onde até à bem pouco tempo residia uma familia, realojada temporáriamente junto de familiares.
As novas quatro habitações somam-se ás doze moradias unifamiliares da Urbanização das Austrálias, que também estão a ser construídas, na freguesia de Requião, num investimento de 751.344,00 euros, perfazendo um total de 997.288,00 euros.

Sem comentários: