Páginas

segunda-feira, julho 11, 2005

URBANISMO - Praça Madalena Fonseca

Inauguradas as obras de requalificação
Integrado nas comemorações do 20º aniversário de elevação a cidade, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, inaugurou no passado dia 9 de Julho, as obras de requalificação da Praça Madalena Fonseca, pondo termo a à sua acentuada degradação, ocorrida ao longo das duas últimas décadas, não obstante as recorrentes e denuncias dos munícipes e sistemáticos apelos à intervenção camarária.
Situada no centro da cidade, nas traseiras do posto de atendimento dos CTT, a Praça Madalena Fonseca, confronta vários edifícios de habitação multifamiliar de média densidade (4-5 andares), bem como vários logradouros e áreas de tardoz de aparcamentos.
O recato desta área, proporcionada pela própria configuração do espaço público, situação envolvente e acessibilidade condicionada a retorno, conferem-lhe uma natureza de jardim condominial.
A intervenção levada a efeito e que obrigou a um investimento de 130 mil euros, reforçou a pacatez e o recato que este espaço público sempre transmitiu, criando-se, simultaneamente, condições de utilização lúdica e de estadia.
Os percursos de atravessamento do espaço, também foram alterados tendo em vista a correcta articulação da área residencial e de estacionamento automóvel com o centro urbano.A vegetação arbórea existente foi mantida, procedendo-se à colocação de relva, ocupando os maciços arbustivos a orla do jardim, desenhando a configuração do relvado, e proporcionando, em simultâneo, o necessário enquadramento do espaço público na envolvente.
Foi ainda criado um espaço de estadia – esplanada em ripado de madeira ensombrada pelas tílias existentes, que se revela bastante atractiva, dada a exposição solar privilegiada, a par do enquadramento envolvente, proporcionado pela vegetação e pelo relvado.
A parte da iluminação não foi esquecida, reforçando-se a presença das árvores existentes pela colocação de projectores de pavimento, utilização de balizadores, pontos de luz encastrados em parede na sinalização dos percursos e colunas altas com projectores.

Sem comentários: