Páginas

quarta-feira, julho 13, 2005

HABITAÇÃO - "Casa Solidária"

Projecto Inovador arranca hoje na freguesia da Carreira
Em ambiente de festa, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, inaugurou hoje, na freguesia da Carreira, a sua primeira “Casa Solidária”.

A “Casa Solidária” resultado de um projecto inovador da autarquia famalicense, previsto no Programa Municipal “Mudar de Casa, Mudar de Vida”, traduz uma resposta a especificas necessidades habitacionais e sociais, consistindo na construção de habitações a expensas da autarquia, destinadas a realojar cidadãos residentes em construções abarracadas, sem rectaguarda familiar, desprotegidos e com carências diversas, que demandam um acompanhamento social muito próximo ou mesmo permanente, entre eles o apoio domiciliário, o qual será depois prestado por instituições vocacionadas para o efeito, inseridas na Rede Social do Concelho.

A habitação, hoje inaugurada, de construção pré-fabricada, vai acolher pessoas desprotegidas, não só na freguesia da Carreira, mas de toda a população necessitada das freguesias vizinhas, na zona sul-nascente do concelho.

Implicando um investimento de 26 mil euros, esta construção manter-se-à propriedade do município, mas gerida no âmbito da Rede Social do Município, pelo Centro Social e Cultural de S. Pedro do Bairro, da Comissão Social Inter-freguesias daquela zona do concelho, que abrange as freguesias de Bairro, Carreira, Delães, Novais e Ruivães a qual assumiu ainda a responsabilidade de prestar o acompanhamento social devido às pessoa a realojar.

Sem comentários: