Páginas

sexta-feira, julho 15, 2005

URBANISMO - Exposição "Cidade e Democracia"

Cidade e Democracia - 1974 - 2004
Promovida pelo Pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal e inserida no âmbito das comemorações dos 20 anos de elevação de Vila Nova de Famalicão a cidade, que decorrem durante este ano, encontra-se patente até ao próximo dia 31 de Julho, na Casa das Artes, uma exposição documental dedicada ao tema “Cidade e Democracia – 1974 – 2004”.
A mostra, baseada nos trabalhos apresentados ao “programa nacional de bolsas de investigação para finalistas e jovens licenciados na área da arquitectura”, sob o tema “Cidade e Democracia”, promovido pela Fundação da Juventude e Ordem dos Arquitectos – Secção regional do Norte, é constituída por cartazes síntese do estudo e por um dossier de trabalho, contendo gráficos e textos de análise.
Este programa destinou-se a apoiar a realização de trabalhos inéditos de investigação sobre a transformação da cidade em Portugal, no contexto da democratização do poder local desde o 25 de Abril de 1974. A investigação centrou-se sobre cidades portuguesas de escala intermédia, estando excluídas as cidades do Porto e de Lisboa, pelo facto de ultrapassar a dimensão urbana referida.
O principal objectivo foi a realização de trabalhos de investigação que permitam um conhecimento aprofundado sobre a evolução recente de cada cidade, tendo em conta o processo de transformação arquitectónica e urbanística operado a partir do 25 de Abril de 1974.
A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e aos sábados a partir das 17h30. A entrada é livre.

Sem comentários: