Páginas

quarta-feira, agosto 22, 2007

Oitenta jovens famalicenses na "Universidade Júnior"

.

Ao longo de todo o mês de Julho, oitenta jovens de Vila Nova de Famalicão que integraram o projecto “Universidade Júnior” promovido pela Universidade do Porto experimentaram a sensação de andar pelos corredores de uma universidade e de aprender a investigar e participar em actividades multidisciplinares.

Enquadrados em programas estruturados de acordo com a faixa etária, com a duração de uma semana, os jovens famalicenses com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, deslocaram-se todos os dias até à Universidade do Porto em transporte cedido pela autarquia famalicense, percorrendo as salas de aula e laboratórios das 14 faculdades da Universidade, espaços habitualmente reservados a professores, estudantes e investigadores do ensino superior.

A iniciativa “Universidade Júnior” é o maior programa nacional de iniciação de jovens ao ambiente universitário permitindo aos seus aderentes “explorarem as áreas de que mais gostam através de um curso semanal baseado em experiências e jogos didácticos divertidos”.

O apoio do Pelouro da Juventude, tanto em termos logísticos como facultando o transporte aos alunos inscritos nas várias faculdades, reflecte a aposta da autarquia na formação superior dos jovens famalicenses e na motivação dos mesmos para estudarem mais e trabalharem mais nas áreas da sua preferência.

No distrito de Braga, e naquela que foi a sua terceira edição apenas as Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão e de Barcelos, foram parceiros deste projecto.

OBS: imagem retirada de www. universidadejunior.up.pt

Sem comentários: