Páginas

sexta-feira, agosto 17, 2007

Acção de Formação com balanço positivo

.

A Acção de Formação de Monitores de Campos de Férias e Actividades Juvenis que o Pelouro da Juventude promoveu entre 29 de Junho a 29 de Julho, revelou-se uma iniciativa bem sucedida, tendo o número de inscrições ultrapassado as vagas existentes.

Das cinquenta e cinco candidaturas apresentadas, a Câmara Municipal viu-se obrigada a seleccionar vinte candidaturas para preenchimento das vagas existentes, tendo a escolha recaído sobre os jovens com idade não superior a 25 anos.

Composta por vários módulos, abrangendo múltiplos aspectos, a acção de formação teve como objectivos essenciais reforçar a capacidade organizativa e qualificar os dirigentes associativos; motivar as Associações Juvenis e em particular os seus dirigentes, para a organização de actividades que compreendam na sua programação a valorização do desenvolvimento sócio-cultural, a promoção do voluntariado, a experimentação, o espírito de companheirismo e solidariedade mas, também, a organização de iniciativas em condições de segurança e com metodologias apropriadas.

Com esta iniciativa a Câmara Municipal procurou também proporcionar a criação de uma Bolsa de Monitores disponíveis para prestarem serviços de organização e colaboração em actividades vocacionadas para os jovens, a entidades como Escolas, Colégios, Centros de OTL, IPSS’s e outras associações.

A Acção de Formação contempla um Estágio Final que decorrerá, durante um fim-de-semana em Óbidos, no próximo mês de Setembro, com a organização e participação em diversas actividades práticas, habitualmente realizadas em colónias de férias e actividades juvenis.

Entretanto e até ao final do ano, o Pelouro da Juventude está a preparar duas novas acções de formação, na área da Musica e do Associativismo Juvenil.

Sem comentários: