Páginas

quinta-feira, agosto 06, 2009

Famalicenses competem no estrangeiro

Depois da brilhante participação de Rosa Oliveira, nos Campeonatos do Mundo de Cross e Pista em Veteranos que decorrem na Finlândia até amanhã, participação coroada com 3 medalhas, duas de prata (cross e 5.000 m) e uma ouro alcançada no dia de hoje, na corrida dos 10.000 m, seguem-se as participações internacionais dos famalicenses Inês Machado Oliveira e Luís Miguel Silva, no Campeonato da União Europeia Sub 14, bem como de oito atletas famalicenses, no Torneio Internacional de Krachtbal, que irá decorrer na Bélgica.

Campeonato da União Europeia Sub-14

Maria Inês Ramos Machado de Oliveira, 13 anos de idade e Luís Miguel Neves da Silva, de 14 anos, ambos naturais e residentes em Vila Nova de Famalicão, são dois conceituados xadrezistas, nos seus escalões etários.

Fruto dos resultados que têm vindo a obter, estes atletas, que representam o Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme (Didáxis), integram a selecção nacional, que disputará entre 4 e 13 de Agosto, o Campeonato da União Europeia Sub-14, que decorrerá em Mureck, na Áustria.

Inês Machado Oliveira é actualmente Campeã Distrital Escolar, Vice-Campeã Nacional Jovem e Vice-Campeã Distrital Absoluta em Sub-14. Por seu turno Luís Miguel Silva é actualmente é Campeão Nacional de Semi-Rápidas, Vice-Campeão Nacional Absoluto Escolar e, Campeão Distrital de Jovens, tudo em Sub-14.

Torneio Internacional de Krachtbal

O Krachtbal é uma modalidade que, embora muito pouco divulgada, é praticada em Portugal há já 10 anos. Dos ainda poucos clubes a praticar a modalidade, Vila Nova de Famalicão conta com três (Sport Krachtbal Clube, Trovão Krachtbal Clube e Krachtbal Clube de Nine), apresentando por isso vários atletas na Selecção Nacional que tem participado nas competições internacionais desta modalidade – O Campeonato Europeu de Krachtbal e o Torneio Internacional de Krachtbal.

Ambas as competições, realizam-se habitualmente na Bélgica (berço do Krachtbal), estando a Selecção Nacional apurada para o Torneio Internacional de Krachtbal, que se realizará entre 28 e 30 de Agosto.

Os clubes famalicenses praticantes de Krachtbal contam com oito atletas seleccionados (Pedro Miguel Silva, Américo Azevedo, Henrique Manuel Sá, Carlos João Castro, José Ricardo Miranda, Filipe José Araújo, Tiago Augusto Gomes e Nuno André Machado).

O Município de Vila Nova de Famalicão, procurando promover a prática desportiva em geral e o desenvolvimento competitivo dos atletas famalicenses, tem vindo a apoiar as suas participações internacionais, como as descritas entre muitas outras, através da atribuição de um subsidio financeiro no montante de seiscentos euros por atletas, tratando-se de desportos individuais, e de quatrocentos euros por atleta, nos desportos colectivos.

Sem comentários: