Páginas

quarta-feira, agosto 19, 2009

Campeonato de Jovens de Xadrez da União Europeia

Decorreram de 4 a 13 de Agosto, em Mureck, na Áustria, os Campeonatos de Xadrez da União Europeia de Jovens 2009 nos escalões Sub-8, 10, 12 e 14.

Inês Machado Oliveira, atleta famalicense do N.X.V.S.C.-Didáxis conseguiu o 5º lugar feminino em sub-14 (5 pontos, 13º lugar absoluto ex-aqueo) em 48 participantes. Os critérios de desempate não a favoreceram já que conquistou os mesmos pontos que as segunda, terceira e quarta classificadas.

Pela segunda vez consecutiva, esta atleta representou Portugal numa competição internacional. Esta participação deveu-se ao vice-título feminino no escalão sub-14 no Campeonato Nacional de Jovens que se realizou em Portimão no passado mês de Março.

De realçar, também, que este resultado individual foi o melhor da comitiva portuguesa e a foi a única atleta a conseguir mais de 50% dos pontos em disputa.

Luis Miguel Neves da Silva, atleta famalicense do NXVSC-Didáxis, classificou-se em 23º lugar ex-aqueo obtendo 4,5 pontos em 9 possíveis. O objectivo inicial de atingir uma perfomance de 50% foi cumprido ficando a certeza de uma experiência positiva em competições internacionais já que esta foi a sua estreia nestas lides.

Esta participação deveu-se ao 8º lugar absoluto no escalão sub-14 no Campeonato Nacional de Jovens que se realizou em Portimão no passado mês de Março, bem como, pela conquista do título nacional, no mesmo escalão, na vertente semi-rápidas que se realizou em Peniche.

O N.X.V.S.C.-Didáxis gostaria de endereçar um sincero agradecimento à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e à Cooperativa de Ensino Didáxis pelo apoio prestado a estes atletas famalicenses.

O campeão da União Europeia de sub-14 foi o checo Tadeas Kriebel (7,5 pontos em 9 jogos) e a campeã da União Europeia de sub-14 acabou por ser a romena Iaona Gelip, que se classificou no 9º lugar absoluto ex-aqueo, com 5,5 pontos.

A delegação portuguesa foi liderada por José Cavadas e contou com o apoio técnico do Mestre Internacional António Fróis e do Mestre Nacional Vitor Guerra.

Texto e Foto retirado do Blog do Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme Didáxis.

Sem comentários: