Páginas

terça-feira, julho 04, 2006

Festival do Este - Conferência de Imprensa

.
O Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Organização e Junta de Freguesia de Gondifelos, apresentaram na passada sexta-feira, 30 de Junho, em conferência de Imprensa, realizada no Parque de Campismo de Gondifelos, o Festival do Este que vai aí ter lugar no próximo fim de semana (7, 8 e 9 de Julho).
.
Texto da Conferência de Imprensa
Estudos recentes sobre o exercício dos direitos de cidadania em Portugal têm concluído pela baixa propensão da população para a participação colectiva, que trespassa todas as faixas etárias e todo o espectro da acção social, desde o voluntariado cívico e humanitário, até à acção organizada com objectivos determinados nas esferas económica e politica, factores que sugerem encontrar-se o nosso país numa situação de relativo subdesenvolvimento e longe de ter esgotado o processo emancipatório da modernidade.
Impõe-se, por isso, mudar este cenário, a começar desde logo pela Juventude. Apostando-se na sua capacidade de iniciativa e de empreendorismo, apostando-se na sua capacidade criativa e de expressão.

Não nos cansamos de dizer, os jovens são uma mais valia para a sociedade e depositários da sociedade futura. A realização do Festival do Este, que hoje apresentamos à comunicação social é a prova desse nosso sentimento. Um evento, organizado por jovens e para jovens, a que a Câmara Municipal não podia, a par de outras entidades, deixar de apoiar e de incentivar, o que fez desde o primeiro momento. Um evento organizado por jovens e para os jovens, é pois a primeira característica distintiva que resulta deste Festival do Este, quando comparado com outros eventos do género que se realizam na nossa região. É certo que há, felizmente, muitos eventos organizados por jovens e para jovens na nosso concelho, mas nenhum atinge a envergadura desta iniciativa, como o demonstram os meios humanos que estão a ser empregues e os meios financeiros aplicados, cujos custos directos ultrapassam os 40.000,00 €. Naturalmente que outros objectivos são prosseguidos:

  • Revitalizar um espaço de excelência para a realização deste tipo de eventos, como é o Parque de Campismo de Gondifelos.
  • Permitir a comunicação e o relacionamento humano, através de um dos meios mais capazes e mais simples - a música;
  • Descentralizar a realização de grandes eventos culturais, maioritariamente na cidade, para uma freguesia no limite do concelho;
  • Concretizar desde logo alguns melhoramentos naquele recinto, mormente em termos de limpeza e arranjo das infra-estruturas.

Os três dias do Festival do Este, que decorrerão entre os dias 7 e 9 de Julho, tem, naturalmente um forte incidência na música, destacando-se os concertos dos DEALEMA, uma das bandas mais representativas do Hip Hop nacional, na noite de sexta-feira e os EZSPECIAL, conhecida e multi-galardoada banda portuguesa, na noite de Sábado. Pelo palco do Parque de Campismo de Gondifelos, vão ainda passar as Tunas Académicas da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão e da Faculdade de Economia do Porto, ambas no dia arranque do Festival. Fora dos concertos e pela noite dentro, os jovens vão poder vibrar com as misturas de conhecidos DJ,s nacionais: Frank Maurel, Kika Lewis, F. Martins e Overoule. Mas este Festival de Verão é muito mais do que música. Os espectadores, que podem acampar livremente sem qualquer custo adicional, vão poder desfrutar do humor de Miguel “7 Estacas” e Domingos Moça, respectivamente nas noites de sexta-feira e sábado. Durante as manhãs e as tardes, o Festival do Este, proporciona ainda a todos os seus participantes a prática de actividades radicais como o rappel, slide, escalada, canoagem, passeio de BTT, entre outras). Destaque ainda para a realização vários wokshop’s sobre Hip Hop, Boddy Combat, Ritmix, Vida Sá, etc… Não queremos rivalizar com outros festivais, nem na dimensão, nem no formato. Não queremos ser mais um festival de verão. Queremos sim, afirmar o Festival do Este, como um festival diferente que vai para além da música; Queremos sim, afirmar o Festival do Este, como um festival que não prossegue o lucro; Queremos sim, afirmar o Festival do Este, como um festival alternativo; Queremos sim afirmar o Festival do Este, como um festival acessível às bolsas de todos os jovens.

Sem comentários: