O programa “Aluno em Segurança” promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, desde 2004, através da Polícia Municipal, vai continuar a realizar-se, estendendo-se a praticamente todas as escolas do concelho. Depois do sucesso registado por todos os intervenientes, desde professores, encarregados de educação e alunos, a Câmara Municipal decidiu dar continuidade ao programa, delineando m novo plano de acção com a Polícia Municipal, que passa não só pelo reforço do policiamento nas horas de entrada e saída de alunos, mas também pela distribuição de material informativo e de aconselhamento e pela organização de palestras e conferências sobre os temas de segurança rodoviária, os perigos da toxicodependência, entre muitos outros.
Actualmente, o programa “Aluno em Segurança” abrange 46 instituições de ensino do concelho, sendo a maioria do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contam-se ainda as escolas EB 2, 3 de Arnoso Santa Maria, EB 2, 3 D. Maria II de Gavião, EB 2, 3 Outeiro de Calendário, EB 2, 3 de Ribeirão, EB 1, 2, 3 de Pedome e EB 1, 2, 3 de Arnoso Santa Maria. A Escola Profissional Forave, o Externato Delfim Ferreira, a Didáxis de Riba de Ave e a Didáxis de S. Cosme beneficiam também do programa. Refira-se que esta iniciativa envolve um espírito de cooperação entre os conselhos directivos, a Polícia Municipal, alunos e encarregados de educação.
Desde a sua implementação, em Maio de 2004, o programa “Aluno em Segurança” tem atingido assinaláveis resultados, tanto na redução da delinquência, como no afastamento de elementos estranhos às escolas, mas também em outro tipo de situações, como a regulamentação do trânsito nas horas mais problemáticas.
Sem comentários:
Enviar um comentário