segunda-feira, abril 24, 2006
AZIMUTE - Desonestidades Públicas
quinta-feira, abril 20, 2006
Dia Internacional dos Monumentos e Sitios
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, acompanhado dos vereadores Jorge Paulo Oliveira e Leonel Rocha, inaugurou, terça-feira, dia 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sitios, a nova ala do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, constituída por uma nova sala de reservas, um centro de arquivos empresariais e uma galeria para exposições.
Durante a cerimónia de inauguração, Armindo Costa avançou com a ideia de construir no concelho um monumento de homenagem à indústria têxtil e aos empresários deste sector, referindo que “a história do concelho fez-se com a ajuda destes homens e mulheres que trabalhavam nas fábricas têxteis”.
Referindo-se às novas valências do Museu, o autarca disse que “esta foi uma obra necessária e de baixo custo”. Apesar de se mostrar satisfeito com as novas áreas, Armindo Costa salientou que “a intenção da autarquia continua a ser a mudança de instalações do Museu da Indústria Têxtil, para o pavilhão da antiga fábrica do Outeiro”, sendo que neste momento, “estão a decorrer as negociações”.
Recorde-se que a inauguração das novas instalações do MIT, inseridas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, foi de encontro ao tema proposto pela UNESCO, o património industrial, para celebrar este dia. Neste sentido, Lopes Cordeiro salientou que “o município de Famalicão é o único organismo nacional a colaborar com a UNESCO, comemorando o tema escolhido internacionalmente”.
quarta-feira, abril 19, 2006
Queima das Fitas 2006 - Programa
Queima das Fitas 2006 - Apresentação
A Edição da Queima das Fitas 2006, foi apresentada no passado dia 13 de Abril, à comunicação social, pelos Presidentes das Associações Académicas da Universidade Lusíada (José Durães), Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (João Braga) e Vereador do Pelouro da Juventude (Jorge Paulo Oliveira)- Boss AC, a 28 de Abril, o primeiro grande concerto;
- Expensive Soul, a 30 de Abril;
- Quim Barreiros, a 04 de Maio;
- The Gift, a 5 de Maio, que fecha o ciclo dos grandes concertos e constituirá o último sopro de folia da Queima das Fitas.
Apesar da aposta nos artistas mais reconhecidos do fenómeno musical, as bandas menos conhecidas do grande público não foram esquecidas. Assim, no palco das noites da Queima das Fitas, vão passar ainda, os:
- Central Rock, uma banda nacional, proveniente de Lisboa, a 2 de Maio;
- Los Cubanitos, um grupo de musica cubana a 3 de Maio;
- Egg Box, vencedores do concurso de Bandas de Garagem promovido pelas Associações Académicas, a 5 de Maio.
As bandas de Vila Nova de Famalicão, são também valorizadas:
- Let de Jam Roll, actuam a 30 de Abri, e os
- Millenium Show, a 3 de Maio.
Ao todo serão nove os concertos de música que certamente brindarão o público com espectáculos memoráveis. A já também tradicional FAMAtuna, o mini festival de Tunas, voltará a marcar presença no cartaz da Queima, reunindo, nesta que será a sua oitava edição, quatro Tunas Académicas: Augustuna, da Universidade do Minho, Incógnituna, da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, e a Tuna Académica e Ex-Tuna, ambas da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão. Nas “Noites da Queima das Fitas de 2006”, não faltará também a animação de DJ’s nacionais e internacionais, num total de 11. Ao conhecido DJ internacional MastickSoul, desfilarão os também conhecidos DJ´s nacionais:
- Peter J;
- André Alves;
- Fernando Alvim e,
- Pedro Tabuada.
A estes acrescem os talentosos DJ´s:
- Pedro Tinoco, de Famalicão;
- TonyBianchi;
- SS Tribal e
- Paulo Strong.
Realce ainda, para a estreia dos jovens DJ’s famalicenses Ribeirinho e Bruno Azevedo, captados da 1ª Mostra de DJ´s Locais, promovida pelo pelouro da Juventude da Câmara Municipal, no âmbito do Jovem.Com 2006, O DJ residente será Mike Tudor. A noite de 2 de Maio, será dedicada a uma espécie de Stand Up Comedy, com o conhecido humorista Fernando Rocha e o promissor famalicense, Nandinho Comedy. Tal como já ocorreu com a última “Recepção ao Caloiro”, as “Noites da Queima das Fitas”, serão concentradas na sua quase totalidade, na zona comercial do Lago Discount, uma das novidades do cartaz de 2006. Evita-se, deste modo, os habituais incómodos causados às populações, residentes nas proximidades do recinto de divertimento, cujo horário de funcionamento se prolonga até de madrugada. Ao contrário do que ocorreu no passado, onde diariamente “choviam” reclamações sobre excesso de ruído e estacionamentos indevidos ou abusivos, nesta edição da Queima das Fitas, fica desde já assegurada a absoluta conciliação entre o direito ao divertimento dos estudantes com o direito ao repouso das populações. Tal como aconteceu com a edição 2005, da “Recepção ao Caloiro”, para que não haja perda de qualidade, segurança ou de participação no evento, a organização disponibilizará:
- Autocarros, alternativos ao uso de viatura própria, para acesso àquele espaço;
- Ambulâncias e um grupo de bombeiros para ocorrer a situações de emergência;
- Corpo de Segurança, devidamente identificado, dentro e fora do recinto.
A segunda novidade desta edição, prende-se com a criação daquilo que se denominou de “Warm Up”. Trata-se do dia que antecede a abertura oficial da Queima das Fitas, uma espécie de aquecimento para os 7 dias de muita festa que se seguirão. Além do concerto de abertura, este dia fica marcado pela realização da “Vip Party”, uma festa de apresentação da Queima. Agradecemos a disponibilidade das senhoras e dos senhores jornalistas, contando com a vossa colaboração, que sempre demonstraram, na divulgação deste grande evento académico que faz parte da vida desta cidade e deste grande concelho que é Vila Nova de Famalicão.
sábado, abril 15, 2006
Semana da Juventude 2006 muito participada
domingo, abril 09, 2006
HABITAÇÃO - Câmara pondera alienação de património
As fracções no Edificio da Ex-Fundação Salazar, que sofreu recentemente profundas obras de requalificação, poderão vir a ser alienadas aos seus arrendatarios.sexta-feira, abril 07, 2006
Programa "Aluno em Segurança"
O programa “Aluno em Segurança” promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, desde 2004, através da Polícia Municipal, vai continuar a realizar-se, estendendo-se a praticamente todas as escolas do concelho. Depois do sucesso registado por todos os intervenientes, desde professores, encarregados de educação e alunos, a Câmara Municipal decidiu dar continuidade ao programa, delineando m novo plano de acção com a Polícia Municipal, que passa não só pelo reforço do policiamento nas horas de entrada e saída de alunos, mas também pela distribuição de material informativo e de aconselhamento e pela organização de palestras e conferências sobre os temas de segurança rodoviária, os perigos da toxicodependência, entre muitos outros.
Actualmente, o programa “Aluno em Segurança” abrange 46 instituições de ensino do concelho, sendo a maioria do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contam-se ainda as escolas EB 2, 3 de Arnoso Santa Maria, EB 2, 3 D. Maria II de Gavião, EB 2, 3 Outeiro de Calendário, EB 2, 3 de Ribeirão, EB 1, 2, 3 de Pedome e EB 1, 2, 3 de Arnoso Santa Maria. A Escola Profissional Forave, o Externato Delfim Ferreira, a Didáxis de Riba de Ave e a Didáxis de S. Cosme beneficiam também do programa. Refira-se que esta iniciativa envolve um espírito de cooperação entre os conselhos directivos, a Polícia Municipal, alunos e encarregados de educação.
Desde a sua implementação, em Maio de 2004, o programa “Aluno em Segurança” tem atingido assinaláveis resultados, tanto na redução da delinquência, como no afastamento de elementos estranhos às escolas, mas também em outro tipo de situações, como a regulamentação do trânsito nas horas mais problemáticas.
quarta-feira, abril 05, 2006
Ciclo de Conferências: " O despertar das lutas académicas em Portugal"
“A Universidade e a Revolução Liberal” é o tema da segunda conferência do ciclo de debates dedicado às “Lutas Académicas e Estudantis: Do Liberalismo ao Estado Novo”, que irá decorrer no próximo dia 7 de Abril, sexta-feira, pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado, em Famalicão.
O debate, que terá como oradora convidada Zília Osório de Castro, do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, irá abordar a revolta da geração académica liberal de 1820, liderada por homens como o escritor romântico Almeida Garrett, contra a alegada situação decadente da Universidade e do ensino em geral.
Este é o primeiro período da história das lutas académicas em Portugal a ser abordado neste ciclo de conferências. Depois de um primeiro debate em que o historiador Reis Torgal fez uma contextualização histórica e uma síntese de todos os movimentos académicos, existentes entre o Liberalismo e o Estado Novo, em Portugal, cabe a Zília Osório de Castro lançar a discussão sobre a primeira grande manifestação estudantil.
Zília Osório de Castro, licenciada em História pela Universidade de Coimbra, doutorada em Filosofia e Cultura Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) é actualmente professora catedrática jubilada de História das Ideias da mesma Universidade. A sua área privilegiada de investigação é a História das Ideias Políticas.
No Centro de História da Cultura da UNL, Zília de Castro coordena um Grupo de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e dirige o Seminário Livre de História das Ideias, sendo responsável do projecto em curso: “Revistas: Ideias e Cultura”, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Biblioteca Nacional de Lisboa. Do seu currículo consta ainda a elaboração do Dicionário no Feminino e a divulgação de trabalhos que envolvem a história das mulheres nas suas variadas vertentes através da revista “Faces de Eva”.
O ciclo de conferências dedicado às lutas académicas irá decorrer até 2008, passando em revista, e de forma cronológica, alguns dos mais importantes episódios dos movimentos estudantis, que eclodiram em várias cidades portuguesas, nos séculos XIX e XX, contando para isso com a presença dos mais prestigiados conferencistas nacionais.
AZIMUTE - O Encarregado do Palácio
Jovem.Com 2006 em imagens
Descida em Rappel da Torre da Câmara Municipal pela Associação Vento Norte

Conferência: Idolatria

Ciclo Finlândia: ES


ATARAXIA
Mostra de DJ´s Locais (2ª Sessão)
Trilho Urbano com Raid Fotográfico, organização da Associação Vento Norte
Debate com as Juventudes Partidárias: Tratado de Bolonha
José Soeiro (BE), Michel Seufert (JP), Santos Cruz (JSD), Magda Ferreira (Rádio Digital), Manuel Mota (JS) e José Pedro Monteiro (JCP)
X-WIFE

Actividades de Aventura


