Páginas

segunda-feira, outubro 24, 2005

6ª Edição - Famalicão-Joane

O marroquino El Kalaj, do Cyclones, e Cláudia Pereira, do Sporting de Braga, foram os grandes vencedores do VI Famalicão-Joane, que se realizou ontem, domingo, 23 de Outubro, através da Estrada Nacional 206 (Famalicão-Guimarães). Colectivamente, o triunfo foi para o Núcleo de Atletismo de Joane. A prova, organizada pela Associação Teatro Construção com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, contou com a presença de 1100 atletas, que percorreram os 12 quilómetros do percurso na presença de muito público. Antes do Famalicão-Joane realizou-se a III prova passeio Vermoim-Joane à qual aderiram 4100 pessoas. Para o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Paulo Oliveira, que, em conjunto com os vereadores municipais eleitos pela coligação PSD/CDS-PP, participou no passeio Vermoim-Joane, a edição deste ano das duas provas confirmou esta organização como "a grande festa do Atletismo de Vila Nova de Famalicão". E acrescentou: "É uma festa muito bonita, com uma moldura humana absolutamente impressionante, que nos ajuda a fomentar e a democratizar o desporto no concelho, sonstituindo simultaneamente uma belissima homenagem ao António Leitão, que tantas e tantas alegrias deu a Portugal". Presente esteve também o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, que elogiou a organização e o contributo que dá para a divulgação da prática desportiva. "É uma iniciativa muito interessante, que permite transformar uma manhã normal de Domingo numa fantástica manhã de domingo com prática desportiva, mobilizando a população em torno do Desporto", referiu.

Homenagem a António Leitão António Leitão, um dos maiores meio-fundistas de todos os tempos do atletismo português, foi o homenageado deste ano. Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de L. Angeles 1984, na categoria de 5.000 meros atrás de Saíd Aouita de Marrocos e de Markus Ryffel da Suiça, um dos momentos inesquecíveis da carreira deste atleta.

Três anos antes (1981), António Leitão sagrara-se Campeão Nacional Masculino nos 5.000 metros e nos 3.000 metros barreiras.

António Leitão mantém ainda o record nacional masculino dos 3.000 metros em pista ao ar livre (7.39,69) obtido em Bruxelas a 26.08.83, sendo ainda detentor da melhor marca nacional masculina nas 2 milhas em pista ao ar livre (8.20,86 - Londres 07.09.84)

Nuno Costa (2º), Yousef El Kalai (1º) e Bruno Saramago (3º)

Fernanda Miranda (2ª), Claudia Pereira (1ª) e Dulce Felix (3ª)

Jorge Paulo Oliveira entrega o trofeu a Claudia Pereira

Homenagem a António Leitão

Suspense ...

A revelação do dorsal do sorteio do Smart.

O feliz contemplado

Sem comentários: