Páginas

segunda-feira, agosto 29, 2005

III Edição da Festa do Associativismo e da Juventude

III Edição entre 16 e 18 de Setembro Entre 16 e 18 de Setembro, mais de uma centena de associações e colectividades do concelho de Vila Nova de Famalicão vão ter a oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho e as suas actividades, naquela que já é considerada uma das maiores concentrações de jovens do distrito de Braga: a Festa do Associativismo e da Juventude de Famalicão, que irá decorrer no antigo campo da feira semanal da cidade.
Durante três dias, a irreverência, o empreendedorismo e a alegria, próprias dos jovens, irão invadir este espaço, com a dinamização de inúmeras actividades desportivas, espectáculos teatrais, demonstrações circenses, desfiles de moda, debates políticos, conferências e muita música com especial destaque para um concerto dos D-Weasel.
Durante a conferência de imprensa da apresentação do evento, que decorreu nesta sexta-feira, no Parque de Merendas da cidade, o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Paulo Oliveira, destacou que “Famalicão é seguramente um dos concelhos mais ricos do país, não só em termos de associações, mas também no que diz respeito à qualidade do trabalho desenvolvido por essas associações”, o que é motivo de “orgulho” para o município.
Jorge Paulo Oliveira disse mesmo que “estas associações têm produzido um trabalho notável, essencial para o desenvolvimento sustentado do concelho e que muitas vezes substitui o papel do próprio Estado e da autarquia”.Neste sentido, o autarca salientou que a Festa do Associativismo e da Juventude serve não só para “dar a conhecer as associações e divulgar as suas actividades, mas também demonstra o apreço do município pelo seu trabalho em prol dos jovens e da comunidade”. “Esta iniciativa é, simultaneamente, um espaço de valorização e reconhecimento público para com todas as associações famalicenses”, acrescentou.
Da vasta programação, realce-se a especial importância ao concerto de uma das maiores bandas do momento, os D-Weasel, que actuarão no sábado, dia 17, pelas 22h45. Destaque ainda os debates políticos organizados por cinco organizações políticas de juventude (Juventude Socialista, Juventude Social Democrata, Juventude Popular, Juventude Comunista e Jovens do Bloco), que participarão no certame e a conferência intitulada “Comunidade e Saúde da Mente”, que irá decorrer no dia 17, pelas 17h30.
Um torneio de ténis de mesa, com a participação das melhores equipas nacionais da modalidade, uma pista de Karting, e a organização de desportos radicais são outros pontos do programa em destaque.
Nos dias 17 e 18, sábado e domingo, a autarquia junta-se à Associação ambientalista Vento Norte, nas comemorações da Semana da Mobilidade / Dia Europeu sem Carro, com a dinamização de passeios em BTT e cicloturismo à descoberta dos futuros trilhos da ecopista.
Uma iniciativa que pretende dar a conhecer as potencialidades da futura ecopista de Famalicão que vai nascer no antigo ramal ferroviário que ligava Famalicão à Póvoa de Varzim, com início na zona poente da cidade, junto à Rua Daniel Rodrigues, nas imediações da Estação Ferroviária de Famalicão, estendendo-se até à freguesia de Gondifelos.
Para além das diversas associações desportivas, culturais, recreativas e ambientalistas do concelho, a Festa do Associativismo e da Juventude contará também com a presença das cinco juventudes partidárias (JSD, JS, JP, JC e JB), com as diversas instituições de ensino do concelho e escolas profissionais, de entidades públicas ligadas ao movimento associativo e à juventude, como é o caso do Instituto Português da Juventude, da Protecção Civil e do Gab@jovem, que dará a conhecer a sua actividade. Paralelamente, o espaço será também servido por três restaurantes.

Sem comentários: