Páginas

terça-feira, março 31, 2009

Campeonato Regional do Norte de Karaté Shotokan em Delães

O Pavilhão Municipal de Delães recebe no próximo sábado, dia 4 de Abril, o Campeonato Regional do Norte de Karaté Shotokan, nas categorias de Infantis, Iniciados e Juvenis, uma organização da Escola de Karaté Shotokan de Delães, sob a égide da Federação Nacional de Karaté de Portugal, com o apoio do Pelouro do Desporto.

PROGRAMA

09H00 – Reunião de treinadores

09H15 – Reunião de Árbitros

09H30 – Chamada dos competidores de Kata Infantis

09H40 – Inicio da prova de kata Infantis

10H50 – Inicio da prova de kata Iniciados

12H00 – Pesagens

12H30 – Encerramento das pesagens

12H40 – Entrega dos troféus e paragem para almoço

14H00 – Pesagens só para os Juvenis que fazem kata e kumite

14H30 – Inicio da prova de kata Juvenis

14H45 – Pesagens

15H00 – Fim das pesagens

16H00 – Inicio do kumite

18H30 – Entrega de troféus e encerramento

Campeonato Regional Light Contac Alex Ryu Jitsu

Decorreu no passado sábado, dia 28 de Março, no Pavilhão Municipal "Terras de Vermoim", a primeira fase do Campeonato Regional Light Contac Alex Ryu Jitsu, nas categorias de Juniores e Seniores.

O evento organizado pela Academia Alex Ryu Jitsu de Vermoim (Mestre Laurindo Azevedo), que contou com o apoio do Pelouro do Desporto, teve na academia anfitriã a grande vencedora por equipas. As Academias de Lousado e P.S.P de Vila Nova de Famalicão ocuparam os restantes lugares do pódio.

Fotos: Alex Ryu Jitsu Blog

3º Raid BTT “Trilhos de Camilo”

Francisco Pereira Rosa, José Rodrigues e Duarte Nuno Monteiro
.

José Rodrigues e Ana Rocha Gonçalves, ambos do CRC.Famalicão.Com, designação adoptada para a equipa competitiva do Centro de Recreio Camiliano, venceram o III Raid BTT “Trilhos de Camilo”, uma organização desta colectividade desportiva sedeada na freguesia de Seide S. Miguel, que contou com o apoio do Pelouro do Desporto.

.

Na classificação masculina, Francisco Pereira Rosa (Bike Zone Chamir) ocupou a segunda posição, ele que fora o grande vencedor em 2008. Duarte Nuno Monteiro (Joane BTT), subiu ao último lugar do pódio, repetindo a posição alcançada no ano passado.

.

Gabriela Rebelo, Ana Rocha Gonçalves e Isabel Araújo

.

No sector feminino o pódio foi todo ele constituído pelas equipas famalicenses. Ana Rocha Gonçalves (CRC.Famalicão.Com), voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio, ela que já vencera em 2008. Gabriela Rebelo (Clube Desportivo de Lousado) e Isabel Araújo (Afim de BTT), alcançaram o 2º e 3ºs lugares respectivamente.

.

Num misto de competição para uns, convívio para outros, o III Raid BTT “Trilhos de Camilo”, foi um sucesso organizativo. Com um grau de dificuldade física média-alta e dificuldade técnica média, o percurso aproximado de 50 Km, proporcionou ao seu elevado número de participantes, pisos e paisagens variadas, zonas rolantes ou mais técnicas, trialeiras e vários single-tracks.

.

Fotos: Jorge Moniz

segunda-feira, março 30, 2009

Famalicão recebe Sport Zone Kid's Cup

Numa iniciativa apoiada pelo Pelouro do Desporto, o Estádio Municipal recebe já neste fim-de-semana (4 e 5 de Abril), a fase de grupos do distrito de Braga, do 3º Campeonato de Futebol Sport Zone Kid's.

.

Vila Nova de Famalicão é uma das oito cidades portuguesas onde se desenrola este Campeonato para atletas nascidos entre 1994 e 2001, cuja final irá decorrer na Cidade do Porto, no dia 19 de Setembro.

.

O Torneio será realizado por grupos de quatro equipas em que as duas primeiras classificadas de cada grupo ficam apuradas para as fases finais, sendo estas a eliminar até à final Em cada evento (Bragança, Paços de Ferreira, Marinha Grande, Viana do Castelo, Porto, Famalicão, Lisboa e Faro) ficarão apuradas para a Final duas equipas dos escalões A (atletas nascidos entre 2000 e 2001), B (atletas nascidos entre 1998 e 1999), e C (atletas nascidos entre 1996 e 1997) e D (atletas nascidos entre 1994 e 1995).

.

As Equipas serão constituídas por cinco jogadores (quatro de campo e um guarda-redes) e três suplentes, tendo os jogos a duração de 15 minutos sem intervalo.

.

“Esta actividade combina os conceitos de aprender a jogar futebol, desenvolver o espírito de equipa, cultivar o fair-play, descobrir novos talentos e juntar jovens à volta de um sonho…”

quinta-feira, março 26, 2009

Deliberações Camarárias – 25 de Março de 2009

Atribuição de um subsídio de 2.500,00 € à Junta de Freguesia de Riba de Ave tendo por finalidade a realização da IIª Semana da Juventude daquela Vila, a decorrer entre os dias 14 e 18 de Abril.

.

Autorização da realização da despesa até ao montante de 12.675,00 Euros com a organização da Edição 2009 das Férias Desportivas e Recreativas da Páscoa a decorrerem entre 30 de Março e 3 de Abril.

Comissão de Desporto reúne na Régua

A Comissão de Desporto do Eixo Atlântico, reuniu na passada terça-feira, 24 de Março de 2009, em Peso da Régua, no Museu do Douro.

.

A oitava edição dos Jogos do Eixo Atlântico, a realizar na cidade da Corunha (Espanha) entre 6 a 10 de Julho do corrente ano, dominou a ordem de trabalhos com os membros da Comissão a aprovarem por unanimidade a versão definitiva do Regulamento Geral dos Jogos e debruçarem-se sob o ponto da situação dos trabalhos preparatórios da sua realização.

.

O Município de Vila Nova de Famalicão está inscrito nas modalidades de Atletismo (masculinos e feminino), Natação (masculina e feminina), Basquetebol (Masculina e feminina), Voleibol (feminina), Futebol de Sete e Badminton (Masculino e Feminino).

.

A Comissão de Desporto apreciou, ainda, o modelo preconizado para a edição de 2009 dos Torneios de Andebol e Voleibol de Praia que irão decorrer nas cidades de Lalin e Vila Nova de Gaia, respectivamente.

quarta-feira, março 25, 2009

Hip Hop Day

O Pelouro da Juventude assinala no próximo sábado, 28 de Março, o Dia Nacional da Juventude com a iniciativa Hip Hop Day.

.

A iniciativa que será totalmente dedicado a este género musical que em Portugal conta com pouco mais de 20 anos, mas sempre em crescendo em termos de importância e impacto, sobretudo a partir de Boss AC, um dos grandes responsáveis por esta massificação.

.

Entre as 14h00 e as 24h00, o Parque da Juventude será o centro de uma grande animação em torne deste género cultural com a realização de workshops, Graffit, Hip Hop Dance, Stencil, bem como a actuação dos DJ’s Nuno Cacho e Tha Bibz.

terça-feira, março 24, 2009

Rosa Oliveira homenageada

A maior figura de sempre do atletismo famalicense, Rosa Oliveira, foi no passado sábado, 21 de Março, alvo de uma homenagem surpresa por parte do seu actual clube, a Associação Moinho de Vermoim (AMVE).

.

Mais de um centena de pessoas, entre amigos, antigos colegas e representantes de diversas instituições, entre elas o Vereador do Desporto, Governo Civil de Braga, Sporting Clube de Braga, Futebol Clube de Porto prestaram uma justa homenagem aquela que ainda se encontra entre as maiores 500 atletas de sempre, em todo o mundo.

.

De antigos atletas destaque para a presença de António Leitão (Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles), Albertina Machado e Fátima Novais (Ex-atletas do S.C. Braga).

.

Rosa Maria dos Santos Matos de Oliveira, nasceu na freguesia de Joane, no dia 25 de Julho de 1966. Actualmente atleta da Associação Moinho de Vermoim (AMVE), Rosa Oliveira, começou no Grupo Desportivo de Joane, tendo passado pelo Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Braga e Açoreana Seguros. No seu percurso Rosa Oliveira esteve também integrada numa equipa estrangeira, aliás, a primeira atleta portuguesa a fazê-lo.

.

Campeã Nacional de Corta-Mato em 1985 e Campeã da Europa por clube, sete anos consecutivos, Rosa Oliveira, foi também Campeã Nacional de Maratona, Campeã Ibérica nos 10 mil metros, Medalha de Prata nos Campeonatos Ibero-Americanos e Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Meia Maratona.

.

Na presente época desportiva, na categoria de veteranos, Rosa Oliveira conquistou já os títulos de Campeã Nacional de Estrada (Mirandela), Campeã Regional de Cross (Vizela), Campeã Nacional de 400, 800 e 1500 metros de pista coberta (Espinho), Campeã Regional em Cross Curto (Guimarães) e Campeã Nacional em Cross Curto (Figueira da Foz).

.

Rosa Oliveira considera que ter conseguido os mínimos para os Jogos Olímpicos foi a sua maior alegria, mas também uma das suas maiores tristezas já que depois se lesionou o que a impediu de estar presente nos jogos.

sábado, março 21, 2009

Páscoa Cheia de Artes na Casa da Juventude

A Casa da Juventude reserva muitas surpresas para as férias escolares da Páscoa, com uma programação dirigida a um público alvo dos 6 aos 12 anos.

.

CONTOS & ARTES

6 de Abril, 14h30 às 17h30

O conto será algo sobre a Páscoa, mas … as artes?!

Será um coelho, uma galinha, ou talvez um ovo?

.

TORNEIO PS3 PRO EVOLUTION SOCCER 2009

7 de Abril, 10h30 às 12h30

Vem experimentar o que o futebol te pode proporcionar, num jogo quase real

.

INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SUCATA

7 de Abril, 14h30 às 17h30

A partir de objectos e restos de materiais que consideramos inúteis, vamos fazer instrumentos musicais Vais ficar surpreendido com as novidades

.

MANHÃ DE CANTORIAS

8 de Abril, 10h30 às 12h30

Tens a voz afinada então aparece para a Manhã de Cantorias com a PS3 Singstar 2.

.

A LENDA DA SOMBRA

8 de Abril, 14h30 às 17h30

Oficina de Construção de marioneta de sombras

.

MÃOS NA MASSA … VAMOS FAZER UM BOLO DE BOLACHAS!

9 de Abril, 10h30 às 12h30

Quem não gosta de bolo de bolachas!? Pois não resistas e aparece vamos fazê-los de todos os tamanhos e feitios

.

ARTES & CONTOS

9 de Abril, 14h30 às 17h30

Os animais da quinta vão ser o tema para criarmos as nossas personagens

.

As inscrições para as oficinas deverão de ser efectuadas até dois dias antes das mesmas ocorrerem, através de telefone, e-mais ou pessoalmente. Para tal, será necessário o nome completo, morada e data de nascimento do participante, nome do encarregado de educação e contacto telefónico. As oficinas decorrerão com o limite máximo de 25 participações. A participação nas oficinas é gratuita.

.

Pelouro da Juventude Telefone: 252320900 E-mail: juventude@vilanovadefamalicao.org

Casa da Juventude Telefone: 252316392 E-mail: casadajuventude@vilanovadefamalicao.org

Férias Desportivas e Recreativas – Mergulha na Páscoa

Começam a 30 de Março e prolongam-se até 3 de Abril, as Férias Desportivas e Recreativas – Mergulha na Páscoa, iniciativa do Pelouro do Desporto que tem por destinatários as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.

.

Estas “Férias” seguem o modelo iniciado na edição do Natal com a realização descentralizada dos eventos pelos diferentes equipamentos desportivos municipais, mais concretamente os Complexos de Piscinas de Famalicão, Oliveira S. Mateus, Joane, Ribeirão e ainda o Pavilhão Municipal da Cidade.

.

A programação é composta por Actividades Desportivas (Jogos Aquáticos, Futebol, Andebol, Voleibol, Basquetebol, Ginástica, Natação, Dança, Jogos Recreativos, Jogos Tradicionais e Jogos Pré – Desportivos), Actividades Recreativas e Radicais (patins em linha, insufláveis, carros e motos eléctricos, moto 4 eléctrico, trikkes, escalada, rappel, slide, tiro com arco e zarabatana e tiro de paintball), bem como a realização do Espectáculo Musical “Mente Actua”, Palhaços Irmãos Esferovite e ainda uma cisita ao ZOO da Quinta de Stº Inácio em Vila Nova de Gaia.

.

Programa de Actividades

.

30 de Março

9:30/12:30 - Piscinas Municipais de Famalicão

Jogos Aquáticos e Dança

.

9:30/12:30 - Piscinas Municipais de Joane

Jogos Aquáticos e Dança

.

9:30/12:30 - Piscinas Oliveira S. Mateus

Jogos Aquáticos e Dança

.

9:30/12:30 - Piscinas Municipais de Ribeirão

Jogos Aquáticos e Dança

.

14:30/17:30 – Pavilhão Municipal

Futebol, Andebol, Voleibol, Basquetebol, Ginástica, Dança e Jogos Recreativos

31 de Março

9:30/12:30 - Piscinas Municipais de Famalicão

Natação e Jogos Tradicionais

.

9:30/12:30 - Piscinas Municipais de Joane

Natação e Jogos Tradicionais

.

9:30/12:30 - Piscinas Oliveira S. Mateus

Natação e Jogos Tradicionais

.

9:30/12:30 - Piscinas Municipais de Ribeirão

Natação e Jogos Tradicionais

.

14:30/17:30

Pavilhão Municipal

Actividades Recreativas (patins em linha, jogos tradicionais, insufláveis, carros e motos eléctricos, moto 4 eléctrico e trikkes)

.

1 de Abril

9:30/12:30 - Piscinas Municipais de Famalicão

Jogos Aquáticos e Jogos Pré – Desportivos

.

9:30/12:30 - Piscinas Municipais de Joane

Jogos Aquáticos e Jogos Pré – Desportivos

.

9:30/12:30 - Piscinas Oliveira S. Mateus

Jogos Pré – Desportivos

.

9:30/12:30 - Piscinas Municipais de Ribeirão

Jogos Aquáticos e Jogos Pré – Desportivos

.

14:30/17:30 – Pavilhão Municipal

- Espectáculo Musical “Mente Actua”

- Palhaços Irmãos Esferovite

02 de Abril

9:30/12:30 - Piscinas Municipais de Famalicão

Natação, Jogos Aquáticos, Dança, Jogos Tradicionais e Jogos Pré – Desportivos

.

9:30/12:30 - Piscinas Municipais de Joane

Natação, Jogos Aquáticos, Dança, Jogos Tradicionais e Jogos Pré – Desportivos

.

9:30/12:30 - Piscinas Oliveira S. Mateus

Natação, Jogos Aquáticos, Dança, Jogos Tradicionais e Jogos Pré – Desportivos

.

9:30/12:30 - Piscinas Municipais de Ribeirão

Natação, Jogos Aquáticos, Dança, Jogos Tradicionais e Jogos Pré – Desportivos

.

14:30/17:30

Pavilhão Municipal

Actividades Radicais (escalada, rappel, slide, insufláveis, carros e motos eléctricos, trikkes, tiro com arco e zarabatana e tiro de paintball)

03 de Abril

8:30/18:00 – Visita ao ZOO da Quinta de Stº Inácio em Vila Nova de Gaia

sábado, março 14, 2009

Associação Artes de Movimento

A “prática e estudo das artes marciais ocidentais e orientais” constituem o objecto da mais jovem associação criada no concelho de Vila Nova de Famalicão – Associação Artes de Movimento de Vila Nova de Famalicão.

.

Com sede na Rua Luís Barroso, nº 288, Edifício Colombo, Bloco A, 2º A, na cidade de Famalicão, são também objectivos desta colectividade “… a promoção e desenvolvimento das artes culturais, recreativas e desportivas de qualquer modalidade desportiva.”

Cidade de Famalicão com três novas Praças de Táxi

A cidade vai ser dotada de 3 novas Praças de Táxi em regime de estacionamento condicionado. A decisão foi tomada pela Câmara Municipal, na sua reunião da passada quarta-feira, dia 11 de Março.

.

As novas Praças de Táxi ficarão localizadas junto do Novo Palácio da Justiça (2 viaturas), Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (2 viaturas) e proximidades da Alameda Luís de Camões com a dotação de três viaturas.

.

Na Vila de Joane vai ser criada também uma nova Praça com a dotação de um lugar na Rua de S. Bento, sendo alargada a dotação de 3 para 4 viaturas a que se encontra situada na Avenida Narciso Ferreira, na Vila de Riba de Ave.

.

A decisão camarária partiu de uma solicitação dos dirigentes concelhios da ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros) resultado do aparecimento de novas centralidades, de novos equipamentos públicos, de novas acessibilidades, que criaram novas necessidades.

.

A Câmara Municipal, por proposta do Pelouro dos Transportes, deliberou de igual modo, proceder à regularização de um conjunto de praças de táxi que, após 1993, foram sendo materialmente criadas, extintas ou alteradas na sua dotação.

.

Assim, formalmente, foram:

.

Criadas quatro Praças de Táxi (Rua José Azevedo Menezes e Zona Nascente da Praça D. Maria II - exterior, Rua António Torrinha na Vila de Joane e entroncamento da Rua Adelino Costa Campos com a Rua de S. Mamede, na Vila de Ribeirão,

.

Extintas dez praças (Topos norte e sul da Praça D. Maria II e Rua Manuel Pinto Sousa na cidade, Assento, Telhado e Mato da Senra na Vila de Joane, Portela na Vila de Riba de Ave e Outeiro, Santana e Bragadela, na Vila de Ribeirão,

.

Alargada a dotação de duas praças (Nascente do Parque D. Maria II – interior - de 10 para 25 viaturas e 2 para 6 viaturas, na Praça de Táxis do Largo 3 Julho, na Vila de Joane e,

.

Reduzida a dotação outras duas praças (Centro Coordenador de Transportes, de 10 para 3 viaturas e Estação de Caminhos-de-Ferro de Vila Nova de Famalicão, de 6 para 5 viaturas).

.

O Contingente global, fruto do aparecimento de táxis com mobilidade reduzida também foi alterado, criando-se uma nova licença para cada uma das praças da Cidade, e Vilas de Joanw, Ribeirão e Riba de Ave. A Vila de Joane ganhou uma segunda licença por transferência de uma das licenças existentes na freguesia de Vale S. Cosme. Oliveira Santa Maria e Delães viram reduzida uma licença de táxi por manifesta desnecessidade.

.

Finalmente, a Câmara Municipal deliberou alargar aos táxis para pessoas com mobilidade reduzida, já em circulação, os benefícios decorrentes do Protocolo celebrado com a ANTRAL, assumindo a autarquia o financiamento nos custos com a aquisição de Lanternas e Taxímetros naquelas viaturas, aprovando a transferência da quantia de 2.688,00 €, para aquela associação representativa do sector.