Páginas

terça-feira, março 24, 2009

Rosa Oliveira homenageada

A maior figura de sempre do atletismo famalicense, Rosa Oliveira, foi no passado sábado, 21 de Março, alvo de uma homenagem surpresa por parte do seu actual clube, a Associação Moinho de Vermoim (AMVE).

.

Mais de um centena de pessoas, entre amigos, antigos colegas e representantes de diversas instituições, entre elas o Vereador do Desporto, Governo Civil de Braga, Sporting Clube de Braga, Futebol Clube de Porto prestaram uma justa homenagem aquela que ainda se encontra entre as maiores 500 atletas de sempre, em todo o mundo.

.

De antigos atletas destaque para a presença de António Leitão (Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles), Albertina Machado e Fátima Novais (Ex-atletas do S.C. Braga).

.

Rosa Maria dos Santos Matos de Oliveira, nasceu na freguesia de Joane, no dia 25 de Julho de 1966. Actualmente atleta da Associação Moinho de Vermoim (AMVE), Rosa Oliveira, começou no Grupo Desportivo de Joane, tendo passado pelo Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Braga e Açoreana Seguros. No seu percurso Rosa Oliveira esteve também integrada numa equipa estrangeira, aliás, a primeira atleta portuguesa a fazê-lo.

.

Campeã Nacional de Corta-Mato em 1985 e Campeã da Europa por clube, sete anos consecutivos, Rosa Oliveira, foi também Campeã Nacional de Maratona, Campeã Ibérica nos 10 mil metros, Medalha de Prata nos Campeonatos Ibero-Americanos e Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Meia Maratona.

.

Na presente época desportiva, na categoria de veteranos, Rosa Oliveira conquistou já os títulos de Campeã Nacional de Estrada (Mirandela), Campeã Regional de Cross (Vizela), Campeã Nacional de 400, 800 e 1500 metros de pista coberta (Espinho), Campeã Regional em Cross Curto (Guimarães) e Campeã Nacional em Cross Curto (Figueira da Foz).

.

Rosa Oliveira considera que ter conseguido os mínimos para os Jogos Olímpicos foi a sua maior alegria, mas também uma das suas maiores tristezas já que depois se lesionou o que a impediu de estar presente nos jogos.

Sem comentários: