Páginas

terça-feira, dezembro 09, 2008

Dia do Voluntário Jovem

A YUPI (Youth Union of People with Initiative), Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário celebrou, no passado sábado, dia 6 de Dezembro, o Dia do Voluntário Jovem (dia 5 de Dezembro assinalou-se o Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social dos Povos), dedicado a todos os jovens que, através de diferentes associações e movimentos, demonstram espírito de trabalho voluntário. A YUPI, em parceria com diversas associações e grupos de jovens, programou um dia recheado de actividades com o objectivo de valorizar a prática do voluntariado, sensibilizar para a adesão dos mais jovens, promover a troca de experiências e boas práticas e melhorar a qualidade e segurança no desempenho destas nobres funções. Procurando ir de encontro às motivações e necessidades dos jovens, foram promovidos vários workshops, por diferentes associações, muitas inclusivamente de fora do concelho e subordinados a temas diversos como: "Voluntariado na Acção Social" (YUPI), "Cooperação Internacional" (G.A.S. Porto), "Jogo do Voluntariado" (Organismo Vivo), "Educação ambiental" (Associação Salta Fronteiras), "Voluntariado na Saúde", "Animação e Teatro" e "Serviço à Comunidade" (Junta de Núcleo do CNE de Vila Nova de Famalicão).
O Dia do Voluntário Jovem decorreu na Escola Básica Integrada de Gondifelos, onde marcaram presença mais de 80 jovens de diferentes grupos, associações e escolas. Pompeu Martins, Director da Agência Nacional para o Programa Juventude em Acção, Joana Lima, Coordenadora Nacional de Iniciativas Juvenis Transnacionais e o Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, foram, entre outros, alguns dos convidados que marcaram presença na iniciativa.
O Dia do Voluntário foi também aproveitado para a entrega dos certificados da Formação Geral de Voluntariado, promovida pela YUPI.

Sem comentários: