Páginas

quinta-feira, novembro 13, 2008

GERacção - Acção de Formação para a Gestão e Liderança Associativa

Terminou no passado fim-de-semana, o ciclo de acções de formação para a Gestão e Liderança Associativa, promovidas pelo Pelouro da Juventude. A forte presença e dinâmica do movimento associativo são uma marca do nosso concelho, que se afirma em diversas áreas, como o desporto, a cultura, a solidariedade, entre tantas outras, em que o voluntarismo e empreendorismo de uns uns, beneficia tantos outros. É graças ao trabalho abnegado de muitos dirigentes associativos que muitos jovens tem a possibilidade de ocupar de forma saudável os seus tempos livres, praticarem desporto, participarem em actividades didácticas, de recreio e conhecimento, de participarem em intercâmbios, e muitas outras actividades que beneficiam de forma muito positiva o seu desenvolvimento pessoal. Reconhecendo o trabalho meritório do mundo associativo, mas acreditando que este pode ainda ser mais eficiente se se verificar um desenvolvimento nas praticas e metodologias de gestão e liderança, bem como, uma maior e melhor informação acerca dos programas estatais, municipais e europeus de apoio ao associativismo, o Pelouro da Juventude, no âmbito da sua politica de formação informal – denominada GERacção - vocacionada para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens e para a participação associativa desenvolveu um programa direccionado para os dirigentes e lideres associativos, por forma a, clarificar e informar tão importantes as matérias. Consubstanciado em três concretas acções de formação, foram objectivos promover junto dos dirigentes associativos:
  • O conhecimento das boas práticas do trabalho associativo;
  • O conhecimento, experiência e domínio de vários âmbitos do quotidiano de actuação das associações;
  • Novas metodologias e abordagens do trabalho associativo;
  • Modelos e práticas de relacionamento com entidades externas (Municípios, Estado, Empresas e Instituições);
  • Quadros e programas de apoio financeiro ao Associativismo;
  • Desenvolver práticas de gestão na área de recursos financeiros e da fiscalidade para Associações;
  • Construção e desenvolvimento de estratégias e ferramentas de actuação.

A formação desenvolvida na Casa da Juventude, em modelo de sala de aula e acções de reflexão e debate durante os períodos de refeição e trabalhos de grupo, foi prestada por técnicos provenientes de diferentes instituições, entre eles o Instituto Português da Juventude e a Federação Nacional de Associações Juvenis.

Conteúdos Programáticos:

Práticas do Associativismo Jovem - PAJOV 17, 18 e 19 de Outubro Funcionamento e Organização: Gestão contabilística e fiscalidade (Organização Contabilística para uma associação; Fiscalidade para associações juvenis) Identidade e Participação: estratégias de participação local (construção de memórias e identidade; Diagnósticos de grupo e comunitários). Responsabilidade da FAJUB – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga e da FANAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis.

Programa Juventude em Acção 24 e 25 de Outubro Âmbito do Programa, Entidades Coordenadoras, Destinatários, Elaboração de Projectos, fases de Candidatura, Financiamento, Exemplos práticos e Apresentação de Projectos Aprovados e Realizados. Programa de Apoio ao Associativismo 7 e 8 de Novembro Apoio Local: Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupos de Jovens do concelho de Vila Nova de Famalicão (âmbito, modalidades, formulários, prazos de candidatura, avaliação e decisão). Responsabilidade do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão Apoio Nacional: Apresentação da Lei do Associativismo Jovem – Lei 23/2006 de 23 de Junho. Responsabilidade da Direcção Regional Norte do Instituto Português da Juventude – Braga.

Sem comentários: