Páginas

sexta-feira, novembro 28, 2008

Comissão de Desenvolvimento Social para a área da Juventude reuniu em Barco de Valdeorras

A Comissão de Desenvolvimento Social para a área da Juventude do Eixo Atlântico reuniu na passada quarta-feira, 26 de Novembro, em Pazo de Castro, Barco de Valdeorras, Município da província de Ourense, na vizinha Espanha. De entre as principais decisões tomadas, destaque para a criação do Portal da Juventude e do Fórum da Juventude. O Portal da Juventude, a implementar faseadamente e com potencial de auto-financiamento, pretende constituir-se como um site com conteúdos informativos sobre a juventude e cultura, produzidos em Portugal e na Galiza. São seus principais objectivos assumir-se vanguardista na área cultural, mantendo uma ligação aos indivíduos e grupos inovadores, promover a Mobilidade dos Criadores e do Público na Euroregião, promover e dinamizar a oferta e produção cultural, bem como o turismo cultural, servindo ainda para o apoio a Criadores. O site tem um duplo carácter. Um site com conteúdos informativos (noticias, agenda, reportagens, directório, etc.) e uma rede social para jovens criadores do Noroeste Peninsular. A visão do projecto contempla a plataforma como uma ferramenta de participação activa na vida cultural no Noroeste Peninsular, onde a realidade virtual estará ao serviço da intervenção na vida real, dando-se importância à Internet como ferramenta de afirmação artística e cultural. Por seu turno, o Fórum da Juventude do Eixo Atlântico, que se pretende dotar de uma estrutura com personalidade jurídica própria e plena capacidade para o cumprimento das suas funções essenciais:
  • Elaboração e aprovação de relatórios e pareceres que serão preceptivos para a Comissão Delegada do Eixo Atlântico, a Direcção Geral da Juventude e Solidariedade, e o Instituto Português da Juventude quando se trate da realização de projectos que digam respeito aos jovens em forma especifica como colectivo social, no âmbito territorial da Euroregião;
  • Enviar à Comissão Delegada do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, à Direcção Geral da Juventude e Solidariedade, e ao Instituto Português da Juventude, memórias, reflexões e análises que reflictam a realidade dos jovens como grupo social;Funções de assessoria e consultiva, assim como de gestão nas políticas delineadas em matéria de juventude, no marco da Comissão Delegada do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular;
  • O Fórum terá igualmente capacidade para implementar, executar e gerir todas as medidas e acções, em matéria de juventude, propostas pela Comissão Delegada do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

Tendo em vista estudar em pormenor a figura de direito privado que deve assumir a futura estrutura, modelo organizativo e projecto de estatutos, foi criado um grupo de trabalho de dez elementos, entre os quais se encontra o representante da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, município que acolherá em inícios do mês de Janeiro de 2009, a primeira reunião desta comissão restrita.

Sem comentários: